Este encerramento faz parte da estratégia deste governo PS/PSD e CDS de ataque às funções sociais do estado como é o caso do apoio social. E conta com o apoio óculo do PS que não só assinou o memorando da troika, como subscreveu todas as politicas de ataque às funções sociais do estado nas 12 avaliações da Troika.

O PCP saúda a Junta de Freguesia da Quinta do Conde e o seu executivo pela luta que iniciou contra esta medida e reivindica a criação de um gabinete da Segurança Social na Quinta do Conde.

Na área da Educação 4 grandes reivindicações do PCP na Quinta do Conde:
- A necessidade do Ministério da Educação realizar rapidamente obras no piso das salas de aula do 2º ciclo na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde que estão desde a construção da escola sem manutenção e que já põe em causa a saúde dos alunos. (Em contraste das salas de aula do 1º ciclo que tem tido manutenção regular por parte das autarquias CDU)

A necessidade de criar um quadro de pessoal na Escola Básica Integrada da Boa Agua. É inaceitável e criminoso que o Ministério a Educação tenha construído uma escola e 6 anos depois continue a recorrer a contratos CEI e não abra concursos para contratação de pessoal pondo em risco a segurança dos alunos.

A necessidade do Ministério da Educação cumprir o que prometeu aos pais, alunos e professores da Escola Básica Michell Giacometti e proceder a substituição do telhado da mesma. (o que já deveria ter sido realizado até Dezembro de 2014 de acordo com as promessas do governo).

A necessidade imperiosa de se proceder a construção de uma Escola Secundária na Quinta do Conde. Cerca de mil alunos saem diariamente da sua freguesia para estudar noutros locais, com todos os problemas sociais e económicos que dai advêm pela falta desta escola.

O PCP apela aos Quintacondenses que subscrevam o abaixo assinado pela construção da Escola Secundária da Quinta do conde que esta a ser desenvolvido pelas associações de pais em colaboração com a Junta de Freguesia da Quinta do Conde. É importante recolher mais de 4000 assinaturas para obrigar a petição a ser discutida no plenário da Assembleia da República.

O PCP contesta o Novo Mapa Judicial que afasta os cidadãos do direito à Justiça, criando cidadãos de primeira e de segunda consoante a sua capacidade económica. Não faz sentido um Quintacondense ter de se deslocar ao tribunal de Alcácer do Sal existindo um tribunal em Sesimbra.

O PCP reivindica a construção de um novo Tribunal em Sesimbra para o qual a Câmara já cedeu terreno ao respectivo Ministério.

Na área da Saúde, o PCP reivindica a construção de um novo Centro de Saúde na Quinta do Conde. A vida veio dar razão aqueles (Comissão de Utentes, PCP,...) que diziam que o Centro de Saúde deveria ter dois pisos. Por decisão do governo socialista foi retirado um piso ao projecto do Centro de Saúde e logo no dia da sua inauguração o novo director pediu a construção de um novo Centro de Saúde pois aquele que estava a ser inaugurado tinha capacidade para 15 mil pessoas numa freguesia com cerca de 30 mil habitantes.

O PCP apela aos Quintacondenses que participem no dia 5 de Março entre as 18h/20h na vigília que se vai realizar em frente ao Hospital de Setúbal na defesa do Serviço Nacional de Saúde, na defesa do Centro Hospitalar de Setúbal e pela abolição da portaria nº82/2014.

Foram ainda abordadas questões de organização do Partido com vista ao seu reforço na organização a Quinta do Conde.

No plano nacional e com eleições à porta o PCP reafirma a sua disponibilidade para assumir as tarefas que o povo lhe der nas urnas reafirmando-se como a verdadeira alternativa patriótica e de esquerda.

É tempo de por fim a 38 anos de governos PS, PSD e CDS que sempre praticaram políticas de direita ao serviço dos grupos económicos contra os interesses dos trabalhadores e do povo. Para que não fique tudo na mesma é urgente uma rotura com essas políticas.

Primeiro o PS e agora o PSD e CDS vêm com a cassete de que não há dinheiro. Uma velha táctica fascista de repetir muitas vezes a mentira para levar as pessoas a acreditar. Os mesmos que fecham centros de saúde, maternidades, escolas, tribunais, cortam os salários e reformas, vem depois financiar com dinheiros públicos colégios e clínicas privadas. Só para as parcerias público privadas foram 850 milhões de euros em 2013 enquanto que aos banqueiros foram oferecidos 7500 milhões de euros só em 2013. O dinheiro existe esta é a ser retirado de onde faz falta e canalizado para financiar empresas privadas. E isto acontece apesar do Tribunal Internacional de Haia ter dado razão à Islândia que se recusou a pagar as dívidas das empresas privadas. É por isso que o PCP afirma que é necessário romper com estas politicas de direita ao serviço do capital. É urgente a renegociação da dívida, à que rejeitar o pagamento de dívida e de juros ilegítimos. O Povo português não tem que pagar as dívidas e juros do BPN, BPP, BES e de outras empresas privadas. O país não tem de ser destruído para salvar meia dúzia de bancos de uma gestão criminosa.

Feita a discussão do Projecto de Resolução Política da 9º Assembleia Regional de Setúbal do PCP passou-se à eleição dos 7 delegados efectivos e dos 7 delegados suplentes para participarem na referida Assembleia a realizar no dia 22 Março em Almada.

No final dos trabalhos foi feito o apelo à mobilização para as lutas e iniciativas que se aproximam: 28 Fevereiro Encontro Nacional do PCP em Loures; 5 Março 18h/20h vigília m frente ao Hospital de Setúbal em defesa do Serviço Nacional de Saúde e do Centro Hospitalar de Setúbal; 7 Março 15h Praça do Município, grande manifestação da CGTP-IN contra a exploração e o empobrecimento; 15 Março 13h, almoço do 94º aniversário do PCP no Centro de Trabalho do PCP na Quinta do Conde com a participação da deputada Paula Santos; 28 Março jantar em Sesimbra em local ainda por definir.

 

A Comissão de Freguesia da Quinta do Conde do PCP