Em novembro de 2013, para dinamizar a Comissão Social de Freguesia a Junta contratou uma técnica superior, que por aliar o conhecimento académico à experiência em projetos desta natureza, dinamizou-a e proporcionou a oportunidade aos parceiros (Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Centro Comunitário, Voz do Alentejo e Agrupamentos Locais de Escolas), de marcar em janeiro, a abertura da Universidade Sénior para dia 7 de abril. Quanto ao espaço, excluído que estava o da Extensão de Saúde, a opção pelo CIPA tornou-se consensual, em comparação com outras hipóteses. E foi nesse compromisso que tudo foi – e está a ser - desenvolvido.

Entretanto surgiu um grupo que confunde assumidamente a função política com a acção solidária, a anunciar uma universidade sénior. Nada de mal viria ao mundo se o objetivo não fosse, como a cada dia que passa melhor se comprova, o de se apropriar de projetos alheios visando protagonismo mediático e, eventualmente, "alguma oportunidade de negócio." Propagam, despudoradamente, através das redes sociais e dos endereços eletrónicos que lhes apareçam, mentindo e caluniando, "projeto novo já vítima de golpe baixo". É preciso ter lata! Eles atiram a pedra e... fazem-se vítimas!

As reuniões com a Junta e com a Câmara, o CIPA nas suas vertentes de abrigo de associações e de espaço para reuniões..., são elementos que, como diria António Aleixo, "pr'á mentira ser segura e atingir profundidade, tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade".

A CDU lamenta o oportunismo, convida os autores a actuar construtivamente pela nossa terra e pelas suas gentes e reafirma a intenção de concretizar os programas eleitorais para as autarquias que em setembro apresentou aos eleitores e foram maioritariamente votados. Na CDU não se diz uma coisa antes das eleições e outra coisa depois. A CDU faz e presta contas. A CDU é de confiança!

Quinta do Conde, 31 de março de 2014

A CDU Quinta do Conde