A determinação dos eleitos da CDU na Câmara Municipal rompeu o bloqueio PSD/PS.

Confirma-se o que a Comissão Concelhia de Setúbal do P.C.P. tem vindo a dizer: foi por colocar interesses partidários à frente dos interesses da população que PSD em coligação com o PS rejeitaram, na anterior reunião de 6 de Agosto, a proposta de licenciamento das obras do POLIS na Avenida.

Os vereadores do PS não convenceram a população e recuaram na suaposição de rejeição de um projecto que significa um investimento em Setúbal de 13 milhões de euros. Vereadores do mesmo partido que, no Governo, concebeu o Programa POLIS.

Se a intenção dos vereadores do PSD e do PS fosse a de apresentar propostas de alteração ao projecto das obras POLIS na Avenida, já o teriam feito anteriormente.

Ficou mais claro, ontem, na Reunião de Câmara, o perfil dos vereadores do PSD e do PS: têm concepções urbanísticas profundamente provincianas e atrasadas, manifestando-se, por exemplo, contra a criação de corredor para transporte público e, ainda, contra a ciclovia, e não percebendo que concentrando o trânsito automóvel em torno da placa central da Avenida,concentram também as emissões de poluentes, não contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

Quando as cidades mais desenvolvidas caminham no sentido de adoptar soluções, conforme o projecto inicialmente apresentado pelo Executivo CDU na Câmara Municipal, que colocam em primeiro lugar o respeito pelos peões e pelo transporte público; quando muitas cidades gostariam de ter a oportunidade de promover a requalificação e valorização do espaço público, em Setúbal a CDU é obrigada a combater as insuficiências dos vereadores do PSD e do PS e a sua incapacidade para reconhecer projectos de qualidade. Com a intervenção na Avenida, não se pretende apenas “torná-la mais bonita” (como os vereadores da Oposição reconheceram, na Reunião de Câmara, que vai ficar). Pretende-se promover, de formaequilibrada e com mais valias para os setubalenses e quem nos visita, o desenvolvimento, a modernização e requalificação da Cidade.     Registe-se que a obra podia já ter começado antes, bastando para isso que PSD e PS não actuassem apenas como agentes de bloqueio do desenvolvimento de Setúbal e contra o trabalho da Câmara Municipal.

Registe-se que PSD e PS ficaram incomodados com o esclarecimento que a Câmara Municipal fez junto da população, com toda a legitimidade e cumprindo a sua obrigação.

Registe-se que é com “trabalho, honestidade e competência”, lema pelo qual é conhecido e prestigiado o projecto autárquico da CDU, que vamos continuar a defender os compromissos de valorização e desenvolvimento deste concelho.

A Comissão Concelhia de Setúbal do Partido Comunista Português