PCP em defesa da Escola de Jazz do Barreiro

Atitude irresponsável do PS leva dezenas de alunos e professores a abandonar a Escola de Jazz do Barreiro.

Em menos de um mandato, os executivos PS da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia do Barreiro conseguiram abalar profundamente um projecto erguido ao longo de décadas e que muito prestígio e reconhecimento trouxe ao Barreiro.

No início deste ano lectivo professores e alunos da Escola de Jazz do Barreiro foram surpreendidos com alterações ao funcionamento das aulas, designadamente, com o agrupamento de aulas práticas de instrumento, que anteriormente eram individuais.

As aulas individuais de uma hora, personalizadas, passaram a ser aulas de grupo, onde podem estar vários alunos, com níveis de aprendizagem diferentes, em alguns casos, com um único instrumento para toda a turma.

Como consequência deste agrupamento de aulas, os alunos foram fortemente prejudicados, com uma evidente e significativa quebra da qualidade do ensino prestado, e os professores viram o seu vencimento substancialmente reduzido, uma vez que lecionam menos horas.

Sabemos que foram várias as tentativas dos professores, para que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia intercedessem, como é sua competência e responsabilidade, uma vez que fazem parte da comissão de gestão tripartida da Escola de Jazz de Barreiro, mas estas nada fizeram.

Face à inacção e irresponsabilidade dos Executivos PS, cerca de metade dos professores e várias dezenas de alunos abandonaram a Escola.

O PCP condena a falta de atuação dos executivos PS da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia do Barreiro ignorando as justas reclamações dos professores e alunos da Escola de Jazz. Por não terem actuado dentro das suas competências aquele que é um projecto reconhecido e acarinhado por muitos barreirenses sai severamente prejudicado.

O PCP não pode deixar de sublinhar que esta situação acontece numa fase em que a Cultura está a atravessar uma situação gravíssima, levando a que muitas entidades públicas e privadas não consigam assumir os seus encargos para com os trabalhadores, muitos a recibos verdes ou em situações informais, que desesperam com apoios reduzidos e com o cancelamento de espectáculos, vivendo em situação de desemprego.

Considerando que a cultura é um direito constitucional, a sua protecção e reforço são responsabilidade do Governo PS, mas, neste caso, o executivo minoritário do PS na CMB também tem responsabilidade.

Ao integrar a direcção tripartida da Escola de Jazz mas também por via das suas competências, a CMB não pode ficar indiferente a esta realidade, devendo, pelo contrário, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para resolver esta situação.

Para o PCP a prioridade é que se tomem todas as medidas necessárias para manter o normal funcionamento da Escola de Jazz, garantindo um ensino musical de qualidade e garantindo os direitos dos trabalhadores e alunos.

Barreiro, 11 de Fevereiro de 2021
O Executivo da Comissão Concelhia do Barreiro do Partido Comunista Português