Roteiro da Educação do PCP em Alcochete

No passado dia 23 de Outubro o PCP realizou uma reunião com a direcção do Agrupamento de Escolas (AE) de Alcochete, no âmbito da acção nacional Roteiro da Educação. Na delegação do Partido esteve presente Paula Santos, deputada à Assembleia da República.

Nesta iniciativa, o Partido reforçou o seu conhecimento face às dificuldades que a escola atravessa: falta de auxiliares de acção educativa; a falta de professores nas disciplinas de Geografia, História e Matemática; a urgência de construir uma nova escola, do 1ª ao 9º ano, é uma problema que se arrasta há demasiados anos; as dificuldades de concretização das medidas para o controlo da transmissão da COVID-19 em contexto escolar; entre outras questões.

O PCP teve oportunidade de colocar algumas propostas e considerações face a esta realidade:

- A importância da gestão democrática das escolas e dos princípios constitucionais de participação e democraticidade na escola face a políticas que contrárias como a autonomia ou a transferência de competências para as Autarquias;

- A contratação dos auxiliares de acção educativa de acordo com as necessidades e não com rácios desajustados da realidade;

- Contratar os professores em falta, não apenas para suprir as falhas como para recuperar défices criados com o ensino à distância no ano lectivo anterior;

- Contratar mais assistentes técnicos e outros técnicos especializados;

- Avançar com as obras necessárias à melhoria do parque escolar.

O PCP reafirmou ainda o seu compromisso de intervir e lutar para a resolução destes problemas e em defesa da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Democrática, para todos.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP