Mais e melhores transportes - segurança para todos!

A Comissão de Concelhia do Seixal do PCP promoveu uma tribuna pública sobre Mais e melhores transportes - segurança para todos!, no passado dia 30 de Julho, na Cruz de Pau, que contou, entre outras, com as intervenções de Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia da Amora, Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e de Bruno Dias, deputado na Assembleia da República.

Nas diversas intervenções foi sublinhado que, para ultrapassar a epidemia de Covid-19, é necessário tomar medidas nos transportes públicos, correspondendo ás orientações apontadas pela DGS, para a contenção da propagação da doença, medidas que a generalidade da população tem respeitado. Tem-se no entanto assistido ao atropelo dos direitos dos utentes e da população, com a redução da oferta de transportes. As carreiras de transporte da TST, encontram-se a funcionar com horários reduzidos, enquanto os seus trabalhadores são colocados em Lay-Off.

A SulFertagus está a operar em pleno, transportando os passageiros em situações de sobrelotação. Questiona-se hoje para que serviu a retirada dos bancos da composição da Fertagus , para levar os passageiros como sardinhas em lata, quando os bancos e uma correta lotação sentada aumenta e assegura um mais eficaz distanciamento físico. Verifica-se assim, que com esta epidemia, ficaram a nu, os problemas e falhas nas infraestruturas de transportes.

É urgente e necessário:

- O fim do Lay-Off aplicado aos trabalhadores da TST;
- Reforço imediato da oferta de transportes, independentemente da quantidade de utilizadores, para assegurar aos utentes deslocações em segurança, respeitando o distanciamento recomendado pela DGS;
- Disponibilização nos veículos e nas estações de soluções à base de álcool que permita a higienização das mãos à entrada e à saída;
- O arranque imediato da Fase 2 e 3 do MTS, Metro Transportes do sul (Corroios - Fogueteiro e Fogueteiro - Seixal - Barreiro) proporcionando a mobilidade alternativa e em segurança.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP