Plenário de Reformados e Pensionistas

A Organização Regional de Setúbal do PCP realizou na passada Sexta-Feira, 19 de Junho, na Quinta da Atalaia, um plenário de reformados e pensionistas, integrado na primeira fase da preparação do XXI Congresso do Partido.

Aqui se debateram as questões ligadas ao reforço orgânico desta frente de trabalho à luz das decisões do XX congresso, ficando evidenciado que embora tenha ficado muito por fazer, importantes passos se deram, sendo exemplo a constituição da célula local de reformados da Freguesia de Almada e o levantamento de outras possibilidades noutros concelhos e até potencialidades para a constituição de outros organismos de base para acompanhar os dirigentes comunistas nas estruturas unitárias.

As questões sociais e os problemas com que se confrontam as associações de reformados e pensionistas que antes da pandemia já passavam grandes dificuldades, particularmente no equilíbrio financeiro, não estando a ser ressarcidas pelas comparticipações da Segurança Social já na situação anterior, agora com um aumento de despesas o agravamento assentuou-se.

Foi evidenciada também a necessidade urgente da valorização de reformas e pensões tendo sido as anteriores actualizações positivas mas nitidamente insuficientes assim como a reposição da idade da reforma aos 65 anos, a eliminação do factor de sustentabilidade e o assegurar do direito à reforma sem penalizações para todos os trabalhadores com 40 e mais anos de descontos para a Segurança Social ou Caixa Geral de Aposentações.

Em relação aos Serviços do Estado, reivindicou-se a urgente valorização do Serviço Nacional de Saúde, a abolição das Taxas Moderadoras para reformados e pensionistas, a redução da taxa do IVA do gás e electricidade, nos transportes públicos e mobilidade e uma Segurança Social pública, solidária e de fácil acesso para todos.

O plenário contou com 80 participantes e foi encerrado pela camarada Fernanda Mateus, da Comissão Politica do Comité Central do PCP.