Câmara PS derruba antiga escola primária na Sobreda

Sem qualquer respeito pela história local, Câmara PS derruba escola primária onde centenas de sobredenses aprenderam as primeiras letras.

No passado dia 15 de Abril, a população da Sobreda foi surpreendida com a demolição do edifício municipal da antiga escola primária da Sobreda, edifício historico do Século XIX.

Esta escola foi inaugurada em 1913, sendo a primeira escola laica da zona e simbolo dos ideais republicanos de ensino, deu lugar, em épocas seguintes e até ao seu ecerramento, a uma atuante e empenhada ação de professoras que marcaram gerações inteiras e a um envolvimento proactivo de diversos cidadãos, na criação de condições para um melhor ensino na Sobreda.

Desde há alguns anos, um expressivo movimento de cidadãos com ligações afetivas ao espaço, tem-se vindo a organizar no sentido de propor ao poder local a recuperação e refuncionalização do edifício como espaço cultural. Tal estava considerado no quadro da requalificação da zona histórica da Sobreda, designadamente através da Operação de Reabilitação Urbana da Sobreda (ORU), cujo perímetro aquele edifício histórico integra.

Compreende-se, pois, que o acto de demolição do edifício tenha colhido por parte de amplos setores da comunidade local, a manifestação da mais profunda indignação e mantenha os cidadãos da Sobreda na interrogação sobre as razões que levaram a este inesperado acto praticado num momento de confinamento geral imposto pela pandemia de Covid-19 que vivemos.

Em reunião de Câmara, no passado dia 20 de Abril os vereadores da CDU expressaram o seu mais veemente repúdio por este acto e questionaram a Presidente da Câmara quanto às razões, fundamentos e pareceres que suportam a decisão de demolição do edifício.

Exigiram ainda que a Câmara desenvolva os necessários estudos e ações que permitam viabilizar no local a reposição de condições físicas e funcionais, para futura fruição pública para finalidades culturais, que respeite a história e o espírito do lugar.