Cortes na oferta de transporte na FERTAGUS

São conhecidos os problemas sentidos no dia a dia pelos utentes com a falta de oferta do serviço público de transportes, assim como também é conhecido que por essa razão os utentes se confrontam diariamente com maiores dificuldades na sua mobilidade com reflexos negativos na sua qualidade de vida.

Com a crise epidemiológica de COVID-19, o funcionamento regular e fiável deste serviço público assume uma enorme importância no conjunto de medidas tomadas visando o seu combate e a protecção da saúde pública.

É pois com preocupação que tomámos conhecimento de que a Fertagus procedeu a cortes na oferta, passando a funcionar com um horário equivalente ao Sábado, o que em si é gerador de mais e desnecessários factores de risco para aqueles que se têm que deslocar por razões de trabalho ou outras previstas nos actuais condicionalismos existentes.

Situação que no serviço prestado pela Fertagus assume nas horas de ponta ainda uma maior gravidade pelos riscos acrescidos que gera a concentração de utentes primeiro nas gares e depois nos comboios, contrariando claramente orientações da DGS.

As medidas de higienização e os planos de contingência assumem na resposta à crise epidemiológica um papel decisivo, nesse sentido têm chegado ao nosso conhecimento, diversas queixas sobre a higienização dos comboios veículos que a Fertagus opera.

Os deputados do PCP Bruno Dias e Paula Santos questionaram o Governo sobre esta situação:

1.Que medidas vai o governo tomar para repor o serviço público entretanto cortado na Fertagus e garantir que os utentes dos transportes públicos se transportam em condições de segurança?

2.Qual foi o programa de higienização adoptado para os comboios pela Fertagus, e qual o ponto da situação da sua aplicação assim como das restantes instalações da empresa?

3.Qual foi o plano de contingência adoptado pela Fertagus, empresa que assume uma importância acrescida na actual situação de crise epidemiológica?

Gabinete de Imprensa da DORS do PCP
7/4/2020