Intervir, Lutar, Avançar por mais investimento em meios materiais e humanos na ES José Afonso

No dia em que na Assembleia da República é discutido e votado o Projecto de Resolução do PCP, que recomenda ao Governo a contratação imediata de todos os auxiliares de ação educativa e assistentes administrativos necessários ao regular funcionamento da Escola Pública, os estudantes da Escola Secundária José Afonso concentraram-se à porta da escola, em protesto contra a falta de investimento em meios materiais e humanos, os quais o PCP fortemente saúda e reforça a sua Luta e intervenção, lado a lado com a comunidade escolar, em defesa da Escola de Abril.

A falta de funcionários é de tal forma grave que há aulas que não são lecionadas porque não há quem assegure o funcionamento dos pavilhões, o que compromete o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

À desadequação dos critérios para atribuição de auxiliares de ação educativa em vigor, que não têm em conta a realidade concreta de cada escola, acresce a não substituição de funcionários que se encontram em situação de baixa prolongada por motivos de saúde e de aposentações, conduzindo a que os funcionários em funções sejam em número muito reduzido e que estejam em situação de sobrecarga de trabalho.

O financiamento disponibilizado à Escola Secundária José Afonso é muito insuficiente e não dá resposta às necessidades efetivas da escola. Não permite o investimento na manutenção e conservação das instalações, nem na modernização e reforço de material didático e pedagógico, material informáticos e outro.

As instalações da escola evidenciam já alguma degradação. Há necessidade de efetuar a pintura dos edifícios, de remover as humanidades e fungos nas salas de aula, balneário e do ginásio, de reparar as fissuras na parede e de intervir nos muros da escola. Há necessidade de intervir na rede de abastecimento de água que está com perdas de água muito significativas, de tal forma que 25% do orçamento da escola é para a fatura da água. Há também falta de materiais e equipamentos para os laboratórios, materiais e equipamentos para as artes e desportivo.

É preciso investimento na Escola Pública para reforçar meios, incluindo meios humanos. É urgente que o Governo assuma as suas responsabilidades, proceda a contratação dos funcionários necessários e resolva a degradação das instalações e a falta de material didático e pedagógico, na Escola Secundária José Afonso.

Pela Escola de Abril! Intervir, Lutar, Avançar!