Problemas estruturais do serviço de transporte fluvial continuam por resolver

A CDU sublinha a importância do entendimento entre o governo e todas as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da SOFLUSA e reconhece que o mesmo poderá representar um passo importante para repor alguma normalidade ao serviço de transporte fluvial do Barreiro. Mas deixa o alerta que os problemas estruturais do serviço tendem a agravar-se com o adiamento sucessivo por parte do Governo da tomada de medidas essenciais para a regularização do serviço. A falta de contratação de trabalhadores continua a ser o problema mais grave, com trabalhadores em falta em quase todas as áreas, que são imprescindíveis para garantir a operação e o funcionamento regular de todas as ligações entre o Barreiro e Lisboa.

Mas existem igualmente problemas na manutenção dos pontões de acostagem, que podem impedir a sua plena operacionalidade, tal como não se encontram garantidos os meios próprios da empresa para executar as pequenas manutenções, que causam paragens com supressões de horários completamente injustificáveis.

Para além da revisão regular da frota, por forma a impedir paragens forçadas dos navios, que se revela ser uma medida imprescindível para garantir o normal funcionamento do serviço, impõese a urgente implementação de um plano de renovação da frota que permita paulatinamente a substituição dos navios sem afetar o serviço.

Mas os desafios que se colocam hoje à SOFLUSA são ainda maiores.

O alargamento do passe social intermodal a toda área metropolitana e a todos os operadores, com o abaixamento significativo do seu preço, um dos maiores avanços das últimas décadas nos transportes públicos, exigia e exige que o país, que o Governo se mobilize e invista decisivamente nos transportes públicos, dando resposta à crescente procura dos serviços públicos de transporte, como era expectável.

A CDU mesmo reconhecendo que o acordo anunciado é um passo importante para a estabilidade deste serviço essencial à população do Barreiro e dos concelhos vizinhos, não se resignará e tomará todas as diligências necessárias para garantir que os problemas estruturais da SOFLUSA sejam resolvidos. Para o bem das populações. Por um serviço público de qualidade.

24 de Julho de 2019
CDU Barreiro