O PCP rejeita estas medidas meramente economicistas, que a coberto do Pacto de Agressão subscrito pelo PS, PSD, CDS-PP com FMI,UE e BCE, estão a levar à destruição do Serviço Nacional de Saúde e a beneficiar os grandes grupos económicos ligados ao negócio da Saúde, prejudicando deliberadamente as populações. Esta medida irá também afetar todo o sul do País, dado que o Garcia de Orta constitui o Hospital de referência para a Região Sul.

O PCP relembra que o Hospital Garcia de Orta, foi dimensionado e construído para servir cerca de 150 mil habitantes dos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra quando atualmente os três Municípios contam com cerca de 450 mil habitantes, o que levou à rutura do HGO nas respostas ao internamento, consultas de especialidade e intervenções cirúrgicas, a par das insuficientes condições de trabalho para os trabalhadores do Hospital.

O que Governo PSD/CDS deveria ter como preocupação e ter pressa em cumprir era a urgente construção de um novo Hospital no Concelho do Seixal no quadro do compromisso assumido pelo governo com a população, comissões de utentes e Poder Local, em 2009 com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal do Seixal e o Ministério da Saúde. O governo PSD/CDS confirma uma vez mais que os compromissos assumidos com as populações do nosso país não contam, preferindo beneficiar o grande capital financeiro, mesmo que isso coloque em risco a saúde dos portugueses.

O PCP apela à população que conteste e lute contra o Pacto de Agressão e todas as medidas nele contidas, apelando desde já a que todos participem na Jornada de Luta, que decorrerá em Setúbal no dia 14 de Abril, em defesa do Serviço Nacional de Saúde, promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, CGTP/IN, Sindicatos dos Profissionais de Saúde.

É tempo de dizer basta!