2015-02-03 14.13.36Até ao próximo dia 10 de Fevereiro, estará patente no Centro de Trabalho de Setúbal do PCP (Edifício Arrábida, piso 0) a exposição evocativa da vida e luta de Sérgio Vilarigues.

 

A exposição foi inaugurada a 3 de Dezembro do ano passado, com a realização de uma sessão que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

 

 "Evocar militantes comunistas como Sérgio Vilarigues e tantos outros, que arrostando com enormes sacrifícios – prisões, torturas, assassinatos, deportações, clandestinidade – ergueram o PCP como grande Partido nacional, vanguarda da classe operária e de todos os trabalhadores, força dirigente na luta contra o fascismo e pela liberdade, o Partido da Revolução de Abril, é não deixar esquecer que o fascismo existiu com os seus crimes e que a conquista da liberdade é inseparável da longa luta dos militantes comunistas. É afirmar a determinação de hoje e amanhã seguir os seus exemplos. É garantir que o Partido que nos legaram com a sua identidade comunista continuará a desempenhar papel insubstituível na luta pela construção de um Portugal de liberdade e soberano, pelo socialismo e o comunismo.

O PCP é o que é hoje porque foi e continuará a ser capaz de forjar milhares de militantes – homens, mulheres e jovens – que nas condições de fascismo ou na obra maior do Partido, que foi a Revolução de Abril, se revelaram lutadores, abnegados, firmes nas suas convicções comunistas e dedicados ao Partido. Só um Partido revolucionário, guiado por uma nobre e justa causa, a causa do socialismo e do comunismo, como o Partido Comunista Português, pode forjar tais lutadores."

 

Link para vídeo http://www.pcp.pt/videos/sergio-vilarigues-destacado-dirigente-do-pcp-resistente-antifascista