Sobre a Administração dos Portos

O Grupo Parlamentar do PCP entregou na passada semana na Assembleia da República um projeto de resolução exigindo o desenvolvimento de todos os procedimentos legais para a concretização urgente da construção da Escola Secundária na Quinta do Conde.

Divulgamos em anexo o projecto de resolução entregue pelo PCP na Assembleia da República, que rejeita a criação do chamado Grupo Hospital da Península de Setúbal.
Este chamado "Grupo Hospitalar", proposto pelo Governo, funde todos os hospitais numa única entidade, tendo como consequências evidentes a redução dos serviços hospitalares e o afastamento das populações do Serviço Nacional de Saúde.

Divulgamos o projecto de resolução do PCP que propõe a reintegração das zonas rurais da Península de Setúbal no mapa dos apoios comunitários na área da agricultura. De forma totalmente incompreensível, o Governo PSD / CDS excluiu a Península de Setúbal na delimitação dos territórios rurais abrangidos pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020.

O PCP apresenta na próxima 6ª feira à Delegação Distrital de Setúbal da Associação Nacional de Freguesias os 44 projectos-lei que entregou na Assembleia da República, para repor as freguesias roubadas ao povo em 2011.

O PCP cumpre assim um dos seus compromissos eleitorais, que agora apresenta aos representantes das freguesias do distrito. A reunião terá lugar na sede na ANAFRE, no Largo Manuel da Luz Graça. n.º 5-A, em Setúbal, 6ªfeira, dia 26 às 15h30, e conta com a participação de Paula Santos, deputada na Assembleia da República.

A população da Aldeia de Paio Pires, no Concelho do Seixal, tem vindo a queixar-se da qualidade do ar e do excesso de ruído. Há reclamações da população desta localidade quanto às emissões para a atmosfera pela unidade industrial da SN Seixal SA.

A licença ambiental da SN Seixal SA terminou a 21 de Fevereiro de 2012, tendo sido emitida nova licença ambiental. Contudo, não se sabe se foram consideradas algumas medidas que contribuam para a resolução dos problemas causados pela poluição atmosférica sentida pela população da Aldeia de Paio Pires.

No seguimento do anúncio, por parte do Ministério da Defesa Nacional, da extinção da EMPORDEF, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou uma proposta de lei para a integração do Arsenal do Alfeite na Marinha.

Tal proposta visa defender o Arsenal do Alfeite como estaleiro, responder às dificuldades existentes e expressas por altos responsáveis da Marinha, defender o futuro dos trabalhadores do Arsenal e contribuir para o desenvolvimento do País.

Ler Projecto-Lei na íntegra

A proposta de criação do Museu Nacional da Indústria Naval pretende ser um contributo sério e construtivo para que se possa consolidar no plano nacional um importante trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, na recolha, no estudo, na divulgação do valiosíssimo património material e imaterial que nos dá hoje testemunho deste percurso milenar de vida e trabalho nos mares e nos rios.

Este projeto-lei, que o PCP agora retoma, já teve aliás uma iniciativa de apresentação, em termos públicos, logo após ter dado entrada na Mesa da Assembleia da República. A iniciativa procurou assinalar e participar na dinâmica do Dia Internacional dos Museus, no passado 18 de Maio. E nessa semana a Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite, em Almada, abriu as suas portas à apresentação deste projeto, com a presença das autarquias, do movimento sindical, do associativismo cultural, pela defesa do património e identidade – mas também do potencial de desenvolvimento.