Assistimos ao maior ataque de sempre aos Trabalhadores e ao Povo, através do roubo nos salários e subsídios de Natal dos trabalhadores, de mais cortes nas Pensões de Reforma, de uma nova sobretaxa de 3,5% no IRS, da redução de apoios sociais do Estado no desemprego, doença e velhice, de cortes brutais na Saúde e na Educação e do aumento brutal de preços de serviços e bens essenciais, tudo isto ao mesmo tempo que o Grande Capital engorda, através de mais 5 mil milhões de euros para o BCP e BPI, de mais 1.100 milhões de euros para o Banif (um novo BPN que o Povo vai pagar); mais 3 mil milhões de euros disponibilizados em benefícios fiscais ao offshore da Madeira e mais de 1.000 milhões de euros entregues aos Grupos Económicos por via das PPP (Parcerias Público-privadas).

O País não aguenta mais! É tempo de lutar para derrotar a exploração e o empobrecimento!

No Concelho de Sesimbra, o PCP tem estado activo no esclarecimento e informação aos trabalhadores e às Populações. No passado dia 26 de Janeiro o Eurodeputado do PCP, João Ferreira, esteve com os Pescadores de Sesimbra, no Porto de Pesca, com o objectivo de apresentar o Relatório por si apresentado no Parlamento Europeu que, defende a Pequena Pesca Artesanal e Local, relatório esse que embora tenha sido aprovado, necessita do apoio dos Pescadores para continuar a luta, para que as medidas incluídas no mesmo, possam vir a ser integradas na Política Comum de Pescas da União Europeia. Para isso o PCP exige que o Governo Português, enquanto Estado Membro as defendam e que todos os Deputados Portugueses votem em defesa do interesse Nacional (facto que nem sempre acontece). A Câmara Municipal de Sesimbra, e as Juntas de Freguesia do Castelo e de Santiago, o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul e várias Associações de Pescadores e Armadores participaram na visita, associando-se a esta iniciativa do PCP. Tanto no Parlamento Europeu como na Assembleia da República, os Deputados do PCP têm apresentado perguntas, projectos de resolução e requerimentos, a exigir a valorização do preço do pescado em Lota, de apoios para os combustíveis, de fundos de compensação nas paragens biológicas e impostas pelo clima, assim como a falta de infra-estruturas nos Portos da Região de Setúbal e pela Revisão urgente do POPNA e do Regulamento do Parque Marinho Luiz Saldanha. A tudo isto a resposta tem sido negativa, pois com o argumento de não existir dinheiro, facto que é falso, mais de 50% do Fundo Europeu das Pescas foi utilizado para financiar o abate das embarcações e nada se continua a fazer para apoiar o Sector Das Pescas em Portugal.

Só a luta será o caminho, e a prova no Sector das Pescas, foi a derrota do Código Contributivo para os Pescadores.

No Plano Autárquico a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP congratula-se por mais uma conquista da Região e da População, a formalização da Candidatura da Arrábida a Património Mundial, com a entrega do Dossier no Comité Internacional da UNESCO em Paris, processo que contou com o empenho de entidades como, a Associação de Municípios da Região de Setúbal e das Câmaras Municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal. O Grupo Parlamentar do PCP apresentou em Fevereiro de 2011 na Assembleia da República, aprovada por unanimidade, uma recomendação ao Governo para que o mesmo se empenhasse no apoio à Candidatura junto da UNESCO, tendo também sido aprovada recentemente, por iniciativa do Grupo Parlamentar de "Os Verdes", na Assembleia da República, um voto de saudação à Candidatura da Arrábida a Património Mundial da UNESCO.

Ainda ao nível Autárquico, a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP decidiu realizar, dia 24 de Fevereiro, numa Colectividade da Quinta do Conde, um Encontro Concelhio Autárquico da CDU, com os objectivos de definir as orientações para as próximas Eleições Autárquicas.

Estando convocada pela CGTP-IN para dia 16 de Fevereiro em Setúbal, uma Jornada de Luta Nacional, nos Distritos, sendo em Setúbal a concentração às 15:00 horas na Praça do Brasil e seguida de desfile para a Av. Luísa Todi, a Comissão Concelhia de Sesimbra, apela a que todos os Trabalhadores e População do Concelho participem nesta Manifestação de Protesto e Luta em defesa dos Postos de Trabalho, contra a ofensiva aplicada aos Trabalhadores e ao Povo, ao Poder Local Democrático, aos Pescadores, aos Trabalhadores da Construção Civil e a toda a População do Concelho, da Região e do País. Só através da Luta será possível derrotar o Governo e a Política de Direita, exigindo uma Política e um Governo Patriótico e de Esquerda!