Tal como em outras matérias, também na área da juventude o Governo aprofunda uma política de desinvestimento, onde os aspectos economicistas prevalecem sobre as políticas de mobilidade juvenil, que permitem aos jovens portugueses conhecerem todas as regiões do país.

A Pousada da Juventude de Setúbal está numa localização privilegiada, no centro da cidade, com uma capacidade de 48 camas. Contudo a Pousada tem algumas insuficiências, que ao longo de anos, os sucessivos Governos nunca quiseram resolver, por exemplo a falta de aquecimento nos quartos e de um espaço de convívio digno.

Actualmente a Pousada tem 7 trabalhadores efectivos e um trabalhador com funções de vigilância aos fins de semana à noite, a recibos verdes, com salários até os 600€.

Entretanto, desde o início de Janeiro de 2012 os trabalhadores estão a receber ofícios da Movijovem a "informar" da caducidade do contrato de trabalho sem termo a partir de 1 de Março de 2012, ou seja, estes trabalhadores irão para o desemprego. É ainda dito que as férias que ainda não gozaram e aquelas que têm direito devido à cessação de contrato têm de ser gozadas antes do términus do contrato, determinando o início das mesmas para o dia 1 de Fevereiro de 2012.

Justificam a caducidade do contrato de trabalho, por dissolução de uma das partes, a Movijovem, motivado pela necessidade de redução de despesa e para por "cobro ao desperdício de recursos públicos significativos, humanos, materiais e financeiros".

No Distrito de Setúbal existem duas pousadas da juventude, em Almada e em Setúbal. Quem conhece o Distrito sabe que a Pousada de Juventude de Almada não serve Setúbal, nem a envolvente. A Pousada de Juventude de Setúbal é viável, numa perspetiva de mobilidade juvenil, com os necessários investimentos. Está próxima do Parque Natural da Arrábida, de beleza ímpar do ponto de vista dos bens naturais, como do património edificado, de Tróia, uma reconhecida zona balnear e permite a visita e o contacto com a cidade de Setúbal e as suas gentes.

A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP não aceita o continuado desinvestimento do Governo na Região de Setúbal, como não aceita o despedimento dos trabalhadores. Para o PCP justifica-se a manutenção da Pousada de Juventude de Setúbal, integrada na rede nacional de pousadas de juventude, bem como a continuidade dos contratos de trabalho destes trabalhadores, podendo ser integrados na Administração Pública, considerando que o Instituto Português do Desporto e Juventude tem a atribuição da mobilidade juvenil.

O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou na passada sexta-feira, dia 20, uma pergunta sobre esta matéria dirigida ao Ministério Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.