O PCP repudia ainda a  forma como estão a ser tratados os enfermeiros e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) por parte da administração do Hospital Garcia de Orta. Perante a possibilidade de despedimento de 50 enfermeiros, a administração continua a não esclarecer os enfermeiros e o seu sindicato sobre este cenário catastrófico para os trabalhadores e para os utentes do hospital. Na reunião que o Grupo Parlamentar do PCP terá hoje, 10 de Outubro, com a direcção distrital do SEP, este será um dos temas em cima da mesa. Da mesma forma, o PCP confrontará o Governo PSD-CDS na Assembleia da República com as suas responsabilidades neste caso

O PCP alerta os trabalhadores e os utentes do HGO para o facto de todos estes problemas terem na raíz as medidas do Pacto de Agressão, acordado entre a Troika internacional e a Troika Nacional PS, PSD e CDS-PP. A serem aplicadas estas medidas, a tendência é para o agravamento da situação, nomeadamente com os cortes nos orçamentos dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde; os cortes no pessoal e a proibição de contratar mais trabalhadores; os aumentos brutais nas taxas moderadoras (já houve quem falasse em mais de 40 euros por urgência!); e a política de redução das comparticipações dos medicamentos, com o objectivo de destruir o SNS abrindo portas à privatização da saúde. Esta é uma política criminosa, em resultado da qual morrerá gente que com cuidados de saúde apropriados se poderia salvar!

O PCP condena esta política de desastre e agressão ao povo português, apela ao protesto, à indignação e à luta das populações, dos utentes, dos profissionais dos serviços de saúde para que ergam a sua voz contra este rumo que traçaram para o país e por uma verdadeira política patriótica e de esquerda ao serviço dos trabalhadores e do povo.