Constatou-se que no início do ano lectivo 2011/12 a escola só tem três auxiliares de acção educativa, um dos quais está de baixa a aguardar aposentação e um auxiliar de acção educativa exerce funções na unidade de multideficiência. Ou seja, para um universo de 218 alunos (de pré-escolar e 1ºciclo) existem apenas dois funcionários, o que é manifestamente insuficiente.


A biblioteca está fechada e o refeitório funciona só para os alunos carenciados do escalão A e B e alunos do pré-escolar, porque não é possível assegurar a vigilância de todos os alunos fora do refeitório, apesar do investimento da Câmara Municipal da Moita que garante as refeições e o acompanhamento dos alunos no período de refeição.


A insuficiência de pessoal não docente abrange integralmente o Agrupamento de Escolas José Afonso. Na escola Básica de 2º e 3º ciclo José Afonso encerrou-se a biblioteca, o centro de recursos, a sala de estudo, e se um funcionário faltar, por exemplo, por motivo de doença, tem de se fechar um bloco de salas.


Segundo a lei, excluindo os funcionários colocados pelo Município da Moita para exercer funções unicamente nas salas de jardim-de-infância e os funcionários com funções de acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais, a Escola da Fonte da Prata deveria ter para os 218 alunos, seis auxiliares de acção educativa, ainda assim longe das necessidades reais.


Como conclusão desta visita e reunião com a Comissão de Pais, o Grupo Parlamentar do PCP já questionou o Governo sobre as medidas que pretende tomar para resolver definitivamente a carência de pessoal não docente na EB1/JI da Fonte da Prata pertencente ao Agrupamento de Escolas José Afonso, Alhos Vedros.


A Deputada Paula Santos ao questionar o Governo se vai contratar os trabalhadores em falta, integrando-os numa carreira com vínculo à função pública, está a colocar uma solução de futuro tendo em vista melhorar as condições para um melhor aproveitamento lectivo dos alunos e melhores condições para os profissionais da Escola, professores e pessoal não docente.