Foi visitada a Escola Básica Integrada da Boa Água, onde foram estabelecidos contactos com a Direcção da Escola e com representantes da Comissão de Pais. Entre as preocupações apresentadas realça-se a falta de pessoal não docente, estando a Escola, actualmente, a necessitar, para o seu funcionamento, de 28 assistentes operacionais e de um assistente técnico. Foi manifestado pela Direcção da Escola que apenas poderá existir contratação de pessoal a tempo parcial (máximo 4 horas diárias, pagas ao valor de 3,00 €/hora até final de Outubro), ou candidatos vindos do Centro de Emprego (emprego e inserção), não existindo qualquer possibilidade de entrada para o quadro de pessoal. Foi referido ainda que a Escola se encontra superlotada, existindo este ano mais 5 turmas do 9.º Ano e um total de 27 turmas para o máximo de 23. Foi manifestada também a falta de autonomia em relação ao Ministério da Educação, tanto nos aspectos relacionados com o Orçamento (que é o mesmo que o do ano passado, tendo aumentado o n.º de alunos), assim como, nos aspectos relacionados com a admissão do pessoal docente. Foi valorizado o esforço da Autarquia para resolver os problemas, tendo esta muitas vezes, de superar as dificuldades existentes relacionadas com a falta de resposta do Poder Central. No contacto com a Associação de Pais, estes mostraram-se descontentes com a falta de Mapa de Pessoal, manifestando que as soluções encontradas não servem a Escola, pois "quando os seus filhos estão habituados aos auxiliares, estes terão de se ir embora vindo outros que por vezes não se adaptam ao serviço".

Nas instalações da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, a Deputada Paula santos reuniu com um Grupo de Cidadãos que manifestaram o seu descontentamento relativamente ao agravamento das condições de segurança na Freguesia, tendo sido informada da subscrição por parte dos mesmos de um Abaixo-assinado, reivindicando melhores condições de segurança.

Na visita ao Posto da Guarda Nacional Republicana a Deputada Paula Santos foi informada pelo Director do mesmo e pelo Comandante do Destacamento Territorial das dificuldades existentes, que passam pelas degradadas condições do Posto e a necessidade da construção de novas instalações localizadas no Centro da Freguesia. Foram também referidas dificuldades relacionadas com a falta de agentes, existindo actualmente 22 Guardas e 2 Sargentos para uma necessidade mínima de 32 efectivos. Foi referida também a escassez de meios, nomeadamente de viaturas, existindo apenas 2 viaturas e uma motorizada para servir uma população de 26.000 habitantes, constatando-se que não se chega à proporção de um soldado por cada mil habitantes, existindo a necessidade de pelo menos mais 2 viaturas.

A visita terminou junto das obras do novo Centro de Saúde da Quinta do Conde, que se encontram novamente paralisadas, verificando-se a necessidade urgente da concretização da obra e que o mesmo funcione depois de pronto, com médicos e auxiliares, não aceitando à partida apenas a deslocação do insuficiente número pessoal existente no actual Posto de Saúde que não consegue dar resposta às necessidades da população da Freguesia.

No final da visita, ficou o compromisso da Deputada Paula Santos, conjuntamente com o Grupo Parlamentar do PCP, questionar o Governo sobre os problemas verificados e exigir a reparação dos mesmos.

A Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP, valoriza esta visita, que prova que os Deputados Comunistas não estão apenas junto das Populações antes das Eleições, mas sim ao longo de todo o Mandato, como não poderia deixar de ser.