Considerando que existem zonas da freguesia, que a partir das 21h00m deixam de ser servidas de transporte público;
Considerando que desde a inauguração do Centro de Saúde da Sobreda, os sucessivos autarcas da freguesia de Sobreda reivindicarem junto dos TST, uma carreira Centro Saúde – Hospital Garcia de Orta, que sirva as diferentes zonas da freguesia, situação esta que os próprios TST têm vindo publicamente a comprometer-se, mas que até à data nada foi alterado;
Considerando que mais recentemente as carreiras da Fertagus depois das 21h00m, que fazem a ligação aos interfaces de Corroios e Pragal, e que no seu percurso servem a freguesia de Sobreda, foram simplesmente anuladas;
Considerando que os sucessivos Governos, nada têm feito para valorizar o incremento do transporte público, nomeadamente seguindo uma lógica privatizadora dos mesmos, vendo o transporte público numa lógica meramente empresarial visando o lucro e não uma política de transportes que visse um serviço público moderno e de qualidade ao serviço das populações;
Considerando ainda que os sucessivos governos, nada têm feito para minimizar os custos com os títulos de transporte e muito menos enquadrar os mesmos numa lógica de articulação entre todos os operadores, o que inevitavelmente se traduz numa menor procura destes meios de transporte;
Neste contexto, a Assembleia de Freguesia de Sobreda reunida no dia 30 de Junho de 2011 delibera:
1. Solicitar aos TST – Transportes Sul do Tejo, que a Carreira 197 – Centro Saúde – HGO, passe a ter um trajecto que sirva uma zona mais abrangente da freguesia, nomeadamente também a zona de Vale Figueira, tal como tem sido sugerido desde o início da sua criação e tal como os TST – Transportes Sul do Tejo também publicamente já o têm afirmado;
2. Manifestar total discordância com a implementação dos novos horários das carreiras da Fertagus de ligação aos interfaces do Pragal e Corroios, na qual a carreira 1C, que serve áreas da freguesia da Sobreda, a partir das 21h00m foi simplesmente anulada, solicitando deste modo a sua reposição;
3. Exigir a ruptura com a política de transportes seguida pelos sucessivos governos, PSD (1985-1995), PS (1995-2002), PSD/CDS (2002-2005) e PS (2005-2011), que já demonstraram não servir os interesses das populações, mas apenas e tão somente o interesse de grandes multinacionais.

Sobreda, 30 de Junho de 2011
  Os eleitos pela CDU na Assembleia de Freguesia da Sobreda

A moção foi aprovada com os votos a favor dos eleitos da CDU e BE, abstenção do PSD e CDS e votos contra do PS

A Comissão Concelhia de Almada do PCP