4. O PCP reafirma a exigência de uma ruptura com a política de direita que abra caminho a uma outra política, patriótica e de esquerda que, rompendo com as orientações da União Europeia e os interesses do grande capital: valorize os salários e os direitos de quem produz riqueza; defenda a produção nacional; imponha a tributação dos lucros dos grupos económicos; avance com a renegociação da dívida; concretize o reforço dos serviços públicos e do sector empresarial do Estado.

5. Só a luta é o caminho para defender e conquistar direitos. Numa altura em que a ideologia dominante faz passar incessantemente as teses da inevitabilidade, do conformismo, do “tem que ser”, o PCP saúda as lutas vitoriosas dos trabalhadores da CP e da FISIPE.

6. A DORS do PCP relembra que nenhuma das medidas contidas no programa do Governo ou do pacto da troika estão aprovadas: é possível e necessário fazer frente e impedir a concretização de cada uma das medidas negativas. O PCP apela aos trabalhadores e ao povo que prossigam e intensifiquem a luta contra a política de direita, particularmente no próximo dia 9 de Julho, na acção dinamizada pela Interjovem, Juventude Operária Católica, Associação de Bolseiros de Investigação Científica e Movimento 12 de Março, e no próximo dia 14 Julho, às 15 horas, na manifestação que partirá do Largo de Santos para a Assembleia da República, convocada pela CGTP-IN.

7. O PCP reafirma que há alternativa a este caminho de desastre nacional e que uma outra política, patriótica e de esquerda, não só é possível como necessária. O reforço do Partido, nomeadamente a concretização da campanha “Avante por um PCP mais forte!” é determinante para a construção da alternativa

8. O PCP levará a cabo durante os próximos meses uma intensa acção de contacto e esclarecimento junto dos trabalhadores e do povo, nas empresas e locais de trabalho, nas festas populares e nas zonas balneares da região. A preparação e realização da 35ª edição da Festa do Avante! com data de 2,3 e 4 de Setembro, integra-se nesta acção.

9. Sendo uma festa aberta a todos, a Festa do Avante!, é uma expressão maior da capacidade de realização do PCP e indissociável do ideal comunista de que é portador. Assente no trabalho voluntário e na militância de milhares de homens, mulheres e jovens que de forma generosa asseguram as mil e uma tarefas indispensáveis para o seu êxito, a Festa do Avante! é um exemplo concreto do empenhamento que milhares de militantes comunistas colocam na vida do seu Partido e nas muitas lutas que travam por uma vida melhor para os trabalhadores e o Povo Português.

10. A DORS do PCP saúda os milhares de camaradas e amigos que neste momento estão envolvidos nas jornadas de trabalho, na organização nas escalas de serviço para o funcionamento da Festa, na divulgação e venda antecipada da EP (Entrada permanente) -Título de Solidariedade com a maior realização político-cultural do país- e na preparação do espaço de Setúbal, que abordará este ano as questões da produção nacional, o reforço do Partido e as conclusões da 8ª AORS.

A DORS do PCP, 01/07/2011