- cortes em subsídios como o do abono de família (atingindo cerca de um milhão e quinhentas mil famílias) ou de inserção social- congelamento do valor das reformas e pensões (atingindo três milhões e quinhentas mil pessoas)- redução da comparticipação nas despesas de saúde e nos medicamentos- aumento da cobrança de IRS, designadamente através da imposição de limites às deduções a partir de rendimentos de 530 euros por mês PS e PSD preparam-se para manter intocáveis os privilégios e as condições de acumulação do lucro pelos principais grupos económicos e financeiros - os sacrifícios são só para os trabalhadores, já que os privilégios de alguns mantêm-se incólumes e as medidas não atacam a má gestão das empresas e as reestruturações que apenas serviram para aumentar os lugares de chefias. A greve geral do próximo dia 24 de Novembro corresponde a uma necessidade de elevação da luta dos trabalhadores face à brutal ofensiva em curso. Uma resposta necessária num momento em que o novo pacote de "austeridade" veio acrescentar razões para a intensificação da luta.

É tempo de dizer basta, é tempo de elevar a voz do trabalho e de os trabalhadores darem uma resposta clara e inequívoca. Os trabalhadores da Ecalma podem contar com o PCP, um partido confiante, combativo e decidido a cumprir o seu papel na ruptura com a actual política, na construção de uma democracia avançada e de uma sociedade mais justa.

Pelas Condições de Trabalho na ECALMA

As recentes chuvadas vieram demonstrar que os balneários dos trabalhadores carecem de uma solução que dignifique a Ecalma e os seus trabalhadores.

Não é aceitável que os balneários da sede não tenham as condições necessárias, para as trocas de farda de homens e mulheres e que o espaço de refeição seja insuficiente para o número de trabalhadores.

Também no Parque da Av. Afonso Henriques a casa de banho é  de utilização mista e é a mesma para os utentes do Parque, não havendo mais nenhuma a funcionar.

A Célula dos Trabalhadores Comunistas da ECALMA exige que estas questões sejam resolvidas com a maior brevidade possível para que todos os trabalhadores possam desempenhar o seu trabalho nas melhores condições.