Mereceu particular destaque o êxito que constituiu a adesão da comunidade piscatória sesimbrense à luta desencadeada pelo Movimento Associativo da Pesca Portuguesa, composto pelas associações de armadores, organizações de produtores e sindicatos, contra o preço dos combustíveis e pela implementação de medidas que aliviem a pesada carga fiscal a que estão sujeitos todos os que vivem da pesca. A paralisação na totalidade da frota pesqueira sesimbrense, foi um claro sinal da vontade de ruptura com a política que o governo tem desenvolvido, neste caso particular, no sector das pescas, mas também um importante contributo para obrigar o governo a ouvir as justas reivindicações dos armadores e pescadores depois de anos e anos de diálogo de surdos...

A todos, armadores e pescadores, associações e sindicatos, a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP saúda, ciente da justeza desta luta e da importância que teve para o seu previsível sucesso a unidade mantida pelos homens da pesca. Manifesta-lhes a sua solidariedade e compromete-se a tudo fazer, quer no plano institucional, quer na sua acção do dia a dia, para que os objectivos desta luta sejam alcançados. Alerta para a importância dos pescadores e armadores não baixarem os braços e, independentemente do grau de satisfação das reivindicações,  continuarem a lutar pelos seus direitos.

Ainda nesta perspectiva e porque é necessário e urgente manifestarmos o mais vivo repúdio pela política que o governo do PS está a praticar contra quem trabalha, a Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP apela a que participemos na Jornada de Luta convocada pela CGTP-Intersindical Nacional na próxima 5ª feira, dia 5 de Junho, em manifestação de protesto, em Lisboa, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores.

 

 

Sesimbra, 3 de Junho de 2008

A Comissão Concelhia de Sesimbra do PCP