Realizou-se este domingo a XIII AOCA

Realizou-se no dia 4 de outubro a XIII Assembleia de Organização Concelhia de Almada do PCP sob o lema “Reforçar o Partido, intensificar a luta! Por uma política patriótica e de esquerda”, na Academia Almadense.

A Assembleia que tinha tido data marcada para dia 14 de março, realiza-se agora marcada pela organização e cumprimento de todas as medidas de higiene e segurança e pela necessidade de concretizar a normalização da actividade do Partido num momento tão importante como é este, o de uma Assembleia de Organização, para uma Concelhia.

Foi um dia de reflexão sobre a intervenção do Partido, em especial no Concelho, em prol das populações e dos trabalhadores.

Ficou patente que o Concelho perdeu com o actual executivo municipal do PS, designadamente os trabalhadores do município, cujos direitos têm vindo a ser ameaçados.

Também as populações perderam com a degradação dos serviços e com os sucessivos ataques ao movimento associativo e popular.

As várias organizações do Partido no concelho, organizações de trabalhadores, de freguesia, de reformados, da cultura e a Juventude, intervieram sobre a sua actividade e apontaram os caminhos da luta por um concelho melhor.

Por ali passaram, também, intervenções sobre questões transversais como seja a defesa dos SNS, a escola publica e os transportes públicos, a luta das mulheres, a reposição de freguesias e a luta pela paz.

Foram largamente valorizadas as conquistas na luta dos trabalhadores e do povo na concretização das comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio face às dificuldades agravadas de 2020 e imposições que se prendem com o surto de Covid-19. Dificuldades e imposições estas largamente aproveitadas pela ofensiva contra o Partido como se pode verificar no ataque à Festa do Avante! também esta concretizada para resgatar a alegria de viver.

O reforço do partido foi apontado como uma prioridade, imprescindível à intensificação da luta por uma sociedade mais justa e solidária.

O papel da informação e propaganda quer central e regional como também concelhia na luta contra o silenciamento.

A importância da independência financeira do Partido, com menção à campanha nacional de funcos, que está a decorrer, e ao papel fundamental de todos os camaradas que ajudam diariamente com tarefas que contribuem para esta independência quer seja através da cobrança e actualização das cotas, da venda do jornal Avante! e do Militante como em tantas outras.

O XXI Congresso e as comemorações do Centenário do partido foram também temas centrais nesta Assembleia.

Foram propostas e aprovadas por unanimidade pelos delegados, duas saudações. Uma sobre o Centenário do Partido e outra sobre A luta dos trabalhadores.

Foi também aprovada uma moção pela reposição das freguesias extintas.

Foi eleita a nova comissão concelhia e aprovada a Resolução Política da XIII AOCA.

Viva a XIII AOCA!
Viva o PCP!