O Executivo da Comissão Concelhia de Almada do PCP condena a falta de auxiliares de acção educativa que teve como consequência recente o encerramento da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, no passado dia 7 de Janeiro, afectando 1200 alunos e as suas famílias.

Como o PCP tem vindo a denunciar, a falta de auxiliares de acção educativa é uma situação crónica e que se prende com o caminho de desinvestimento na escola pública levado à pratica pelos sucessivos governos PS, PSD e CDS, e que o actual governo PS teima em não querer interromper.

A questão não se coloca na falta de dinheiro, mas sim na sua distribuição e aplicação, pois este não tem faltado para socorrer bancos privados falidos ou para a manutenção das Parcerias Publico-Privadas tão lesivas ao interesse nacional.

A lei da transferência de competências – incluindo educação - aprovada por PS e PSD, que mais não é do que a transferência de encargos da administração central para as autarquias locais, não vai resolver este problema. O mais certo é que a situação de sub-financiamento da Escola Pública se agrave.

Sobre o encerramento da Escola Anselmo de Andrade Almada, 9 de Janeiro de 2019 O PCP apela à mobilização e à luta de todos: auxiliares da acção educativa, estudantes, pais, professores e restantes trabalhadores da educação, pela escola pública, gratuita e de qualidade que Almada e o País tanto necessitam.

Almada, 9 de Janeiro de 2019