A Juventude Comunista Portuguesa assume-se, pelos seus objectivos, propostas e acção transformadora, como a organização revolucionária da juventude.
A JCP portadora das tradições revolucionárias e da heróica história de luta de gerações e gerações de jovens comunistas, contra o fascismo, contra o imperialismo e mais tarde pela revolução de Abril, orienta a sua acção tendo como base teórica o marxismo-leninismo, concepção materialista e dialéctica do mundo.

Num tempo marcado por um feroz ataque aos direitos da juventude: no acesso a educação, no acesso ao trabalho com direitos, no acesso ao desporto, no acesso à cultura, no acesso a habitação, ao associativismo juvenil, fruto da aplicação das politicas de direita aplicadas, ao longo dos últimos 34 anos, pelos sucessivos governos, PS e PSD (com ou sem CDS).

O objectivo da realização desta iniciativa será fazer a análise de situação politica na região de Setúbal, analisando o reflexo das políticas de direita nos jovens da região, analisando quais são os principais problemas e aspirações da juventude do distrito de Setúbal. Será igualmente um momento de reforço da JCP, reforço da Luta da Juventude na região, de reforço do ideal Comunista, de afirmação do IX Congresso da JCP, a realizar a 22 e 23 de Maio em Lisboa, mas também será um momento onde se irá definir as principais linhas de trabalho para "Reforçar JCP, Reforçar a Luta da Juventude por uma Região Melhor".