Uma delegação da Comissão Concelhia do PCP esteve no local para manifestar a sua total solidariedade com a luta dos trabalhadores. O deputado José Lourenço, que integrou a delegação do PCP comprometeu-se intervir na Assembleia da República em defesa dos postos de trabalho.

Eleitos da CDU da Freguesia e do concelho manifestaram também a sua solidariedade com esta justa luta.

Esta empresa que tem mais de 500 trabalhadores em obras espalhadas pelo país tem salários e subsídios em atraso há vários meses com alguns destes trabalhadores a serem forçados a suspender os contratos de trabalho.

A empresa encontra-se num processo de insolvência que, na opinião das estruturas sindicais (União dos Sindicatos de Setúbal e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul), configura uma situação ruinosa para os trabalhadores e suas famílias cujo desfecho mais provável aponta para o agravamento do desemprego.

A situação criada pela Administração da empresa é tanto mais condenável porque são conhecidos vários concursos ganhos pelo grupo que depois não lhes dá seguimento devido à falta de investimento ou porque desvia esses investimentos para outros sectores.

Este é o caminho - o da insolvência - contra o qual o PCP está frontalmente contra em particular em empresas como a ENSUL / MECI que têm condições para continuar a laborar e a manter os postos de trabalho. Este mecanismo ao qual muitas empresas recorrem para se libertarem dos trabalhadores sem custos, serve para o agravamento da exploração, o empobrecimento e o afundamento do País.

Uma política enquadrada pelo pacto de agressão que rejeitamos. O PCP propõe um outro o caminho, que passa pela valorização do trabalho e a criação de emprego e assegurar uma política patriótica e de esquerda, por um Portugal com futuro.