Os lucros do Grupo Portucel Soporcel são resultado do esforço de centenas de trabalhadores, os quais vêem e sentem nos lucros da empresa o reflexo da política de exploração dos trabalhadores promovidas pelo Governo PSD/CDS, através das alterações ao código de trabalho, em concertação com o patronato e a UGT e que tão bem aplicadas são pela administração da empresa, através dos cortes na renumeração do trabalho extraordinário, promovendo o trabalho à borla, no tempo de compensação por trabalho extraordinário, redução da compensação por trabalho em dia feriado, redução do número de dias de férias, invocando uma imperatividade que na realidade não existe na Lei, apenas existem valores mínimos a praticar, e aumentos salariais de apenas 1% que não espelham os lucros da empresa, não compensam a perda de poder de compra nem minimizam os efeitos do roubo feito pelo governo, não só com estas medidas mas também com a alteração dos escalões e aplicação da sobretaxa de IRS.

Apesar da saúde financeira do Grupo, a discriminação entre trabalhadores de empresas pertencentes ao Grupo Portucel Soporcel existe e continua a aumentar, como é exemplo a aplicação de um novo acordo de empresa assinado com os trabalhadores da Portucel e que não se aplica aos trabalhadores das restantes empresas do grupo, ATF, HEADBOX, ARBOSER, EMA21, ignorando desta forma as justas reivindicações dos trabalhadores e do SITE Sul, que levaram à realização de 7 dias de greve em Abril e Maio de 2012, exigindo que o Acordo de Empresa fosse aplicado a todos os trabalhadores destas empresas do Grupo.

ATF pratica ilegalidades e foi condenada!

A ATF é também um exemplo da precariedade e exploração praticada pelo Grupo, com o recurso a trabalhadores de empresas de trabalho temporário para a execução tarefas correspondentes a postos de trabalho efectivo, como prova a decisão do tribunal da relação a 20 de Fevereiro deste ano que obriga a ATF a reintegrar dois trabalhadores que executavam este mesmo tipo de trabalho.

PCP apela à unidade e luta!

O PCP apela a união de todos os trabalhadores, relembrando que foi através da luta pelos seus direitos que se obtiveram importantes vitórias e se conquistaram os que hoje o governo do PSD/CDS e no passado o governo do PS procuram retirar. Só com a luta e protesto, com a união dos trabalhadores, organizados e sindicalizados é possível impedir a continuação do roubo de direitos e salários e obrigar a uma mudança de política.
O PCP felicita e está ao lado dos trabalhadores da Pasta e Energia da Portucel em Setúbal que se recusam a assinar o contrato de pluralidade de empregadores e dos trabalhadores da Soporcel que lutam contra a perda do Fundo de Pensões actual, como é pretensão da Administração do Grupo Portucel Soporcel, impondo um Fundo de Pensões menos benéfico para os trabalhadores.

A Célula dos Trabalhadores Comunistas na Portucel.