A DORS do PCP saúda os trabalhadores, as populações e os mais de 82 mil eleitores do distrito de Setúbal que lhe confiaram o seu voto, muitos dos quais pela primeira vez. O seu voto significa um apoio e um sólido factor de ânimo à luta futura que os trabalhadores e o povo serão chamados a travar, e a um projecto de desenvolvimento do distrito, ao serviço dos trabalhadores e das populações, por um Portugal a produzir e pela criação de emprego com direitos

.

No plano nacional, a CDU cresceu em expressão eleitoral e elegeu mais um deputado, pelo círculo de Faro, reforçando o seu Grupo Parlamentar. No distrito de Setúbal, com a eleição de quatro deputados, o resultado obtido constitui uma inequívoca consolidação da expressão eleitoral que nos últimos anos, eleição após eleição, a CDU vem registando.

Com uma campanha eleitoral feita de esclarecimento, contacto directo e mobilização para o voto, a CDU contribuiu para uma mais generalizada consciência sobre a natureza dos problemas do país, sobre quem são os responsáveis pela actual situação, sobre as medidas impostas ao povo português pelo FMI, a UE e o BCE, e aceites pelo PS, PSD e CDS.

Os resultados obtidos pelo PSD e pelo CDS, mas também pelo PS, são resultado do que falsamente prometeram, porque iludiram e enganaram os eleitores, escondendo o memorando que subscreveram com a troika e as suas gravosas medidas.

Serão tempos difíceis aqueles que esperam os trabalhadores, o povo e o país. Porque a intenção da política de direita e de quem se prepara para a executar é a de carregar mais e mais sobre as condições de vida dos portugueses, para melhor servir os interesses do grande capital nacional e estrangeiro.

O resultado da CDU é um grande estímulo que nos leva a afirmar que são tempos de confiança na luta e na resistência dos trabalhadores e do povo - mesmo daqueles que agora tendo votado nos partidos da troika, no futuro se juntarão ao PCP na luta em defesa dos seus direitos.

A DORS reafirma o compromisso assumido desde a primeira hora pelo PCP de apresentar no início dos trabalhos parlamentares um projecto de resolução com vista à abertura imediata de um processo de renegociação da dívida.

Para uma efectiva saída da crise, o PCP apresentará igualmente iniciativas para valorizar os salários e as pensões, para combater a precariedade, defender os direitos dos trabalhadores, a valorização dos serviços públicos, a dinamização do mercado interno, a defesa dos Micro, Pequenos e Médios Empresários. Os eleitos da CDU pelo círculo de Setúbal serão como sempre na Assembleia da República a voz dos trabalhadores e das populações denunciando os ataques de que são vítimas e defendendo um projecto de desenvolvimento regional que assente na produção nacional e no desenvolvimento das potencialidades da região nas áreas da indústria, da agricultura, das pescas, dos serviços e da investigação científica.

Para o indispensável reforço do Partido e da luta por uma política patriótica e de esquerda, a situação exige que prossiga e se aprofunde a dinâmica de contactos e mobilização desenvolvida no quadro da campanha eleitoral. Neste sentido assume particular importância a Festa do Avante! grande iniciativa política e cultural de massas para cujo êxito todo o colectivo partidário é chamado a contribuir.

Com o ânimo e a confiança que os resultados destas eleições nos dão, o PCP afirma-se como uma força essencial e insubstituível na luta por uma política patriótica e de esquerda, pela defesa dos interesses dos trabalhadores e do Povo, da soberania e da independência nacional.