Sobre os despedimentos e ataques aos direitos na Lauak

O Secretariado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP, denúncia e considera inaceitável o despedimento de dezenas de trabalhadores com vínculo temporário, e que deviam ser efectivos, pois ocupam postos de trabalho permanentes, na empresa Lauak.

A Lauak é uma multinacional do sector da indústria aeronáutica que produz componentes e partes de aviões para vários fabricantes. Tem cerca de 700 trabalhadores, tem aumentado todos os anos o seu volume de negócios e os seus lucros (mais de 4 milhões de euros em 2018), e teve 7,9 milhões de euros de apoios comunitários (FEDER), o que torna ainda mais absurdo este despedimento.

A Lauak, aproveitou ainda para alterar os horários de trabalho, sem que para isso tenha transmitido no prazo legal, tal facto aos trabalhadores.

A empresa exige que os trabalhadores se apresentem meia-hora antes do início do seu horário de trabalho a fim de lhes ser medida a temperatura, o que, além de não estar a ser feito no quadro das normas de segurança e saúde no trabalho, deverá ser efectuado por pessoal habilitado, durante horário de trabalho e não no período de descanso dos trabalhadores.

O Secretariado da Comissão Concelhia denúncia e repudia tais atitudes abusivas, que reflectem o carácter oportunista desta multinacional Francesa, que vê nesta situação de Pandemia uma oportunidade para despedir trabalhadores.

Tais medidas são tomadas numa altura em que os trabalhadores e suas famílias enfrentam grandes dificuldades.

O Secretariado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP afirma a sua solidariedade com os trabalhadores da Lauak e apela à unidade de todos em defesa dos postos de trabalho e dos direitos!

Setúbal, 15 de Abril de 2020
O Secretariado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP