PCP repudia despedimentos na General Electrics

A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP repudia fortemente a intenção demonstrada pela multinacional General Eletric de encerrar a sua unidade de produção em Setúbal.

A confirmar-se o cenário de encerramento importa desde já clarificar que o que está em causa não é o despedimento de 200 trabalhadores mas sim de cerca de 400. Aos cerca de 200 trabalhadores efectivos (eram 229 em março de 2017) há que acrescentar outros tantos que laboram diariamente na fábrica através de empresas de trabalho temporário.

Esta intenção de encerrar a fábrica é tanto mais estranha quanto ainda durante este ano numa visita à empresa a pedido do Grupo parlamentar do PCP a administração da empresa informou que esta unidade da GE em Setúbal estava num processo de modernização e aquisição de nova maquinaria e de contratação de trabalhadores (100) num grande plano de reestruturação tendo em vista atingir a duplicação da capacidade de produção anual já em 2018.

A Comissão Concelhia do PCP espera ser possível ainda travar este processo tendo em conta que a fábrica tem todas as condições materiais e humanas para continuar a funcionar e apela aos trabalhadores para que não se resignem e para que lutem pelos seus postos de trabalho.

O PCP através do Grupo parlamentar na Assembleia da República irá solicitar junto do Governo esclarecimento sobre esta situação.

A Comissão Concelhia do PCP está solidária com os trabalhadores e as suas famílias neste momento difícil e fará tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar os trabalhadores e contrariar a intenção demonstrada pela multinacional GE que a concretiza-se será uma grande perda para a região de Setúbal e para a produção nacional.