Num quadro de uma grave ofensiva contra os trabalhadores e contra o país, o PCP reafirma a necessidade de valorizar o trabalho e os trabalhadores, da divulgação e defesa dos valores da Revolução de 25 de Abril de 1974 e promover a unidade na luta contra o agravamento da exploração.

 

O Torneio "Democracia e Socialismo - os valores de Abril no futuro de Portugal" pretende ser um momento de prática desportiva, convívio e confraternização entre os trabalhadores das diferentes empresas de toda a península de Setúbal.


Inscrições em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e nos Centros de Trabalho do PCP.

 

 

REGULAMENTO


4º Torneio de Futsal das Empresas da Península de Setúbal

DEMOCRACIA E SOCIALISMO - OS VALORES DE ABRIL NO FUTURO DE PORTUGAL



INTRODUÇÃO

O presente Torneio enquadra-se na actividade PCP - Partido Comunista Português - e é por isso norteado pelos valores da solidariedade, fraternidade e camaradagem. O Torneio "DEMOCRACIA e SOCIALISMO - OS VALORES DE ABRIL NO FUTURO DE PORTUGAL" pretende ser um momento de prática desportiva, convívio e confraternização entre os trabalhadores das diferentes empresas de toda a península de Setúbal.


CAPÍTULO I - ORGANIZAÇÃO E DIRECÇÃO DO TORNEIO

A organização e coordenação do Torneio é da responsabilidade da DORS do PCP, através das suas Organizações Concelhias ou Organização de Empresa e Sector;

A direcção do Torneio cabe à Comissão Organizadora, situada na Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP, Edifício Arrábida, Av. 5 de Outubro, nº 35 - 2º. 2900-311 Setúbal. Telefone: 265 521 180, Fax: 265 521 189, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


É da responsabilidade das Organizações Concelhias do PCP ou Organização de Empresa e Sector:

a) Organizar e promover o Torneio

b) Divulgar inscrições e período de realização do Torneio

c) Elaborar, cumprir e fazer cumprir a tabela dos jogos

d) Designar as datas, os horários e os locais dos jogos

e) Contactar árbitros para os jogos

f) Analisar e julgar incidentes ocorridos antes, durante e depois dos jogos

g) Elaborar, com base nos resultados dos jogos aprovados, a classificação do respectivo torneio

h) Aplicar medidas disciplinares aos/às participantes do Torneio conforme o presente regulamento

i) Interpretar este regulamento e zelar pela sua execução


Durante a Fase Final (final regional) a Comissão Organizadora assume as competências acima descritas.


CAPÍTULO II - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Neste Torneio podem participar como atletas todos/as os/as trabalhadores/ras entre os 18 e os 55 anos de idade.

São admitidas equipas Masculinas e Femininas que disputarão o Torneio em competições paralelas.

Este Torneio compreende 2 (duas) fases competitivas. Uma Primeira Fase (que decorrerá em cada concelho ou sector de empresas) e uma Fase Final (final regional).

A organização da Primeira Fase é da responsabilidade de cada Organização Concelhia do PCP.

A Fase Final (final regional) é da responsabilidade da Comissão Organizadora.

São vencedoras do Torneio as equipas (Masculina e Feminina) que vencerem a Fase Final. As equipas vencedoras ficam ainda habilitadas a participar no Torneio de acesso à Final da Festa do Avante!

Para todos os efeitos as decisões da Comissão Organizadora são irreversíveis e não sujeitas a recurso.


CAPÍTULO III - INSCRIÇÕES DAS EQUIPAS, DOS ATLETAS E DOS REPRESENTANTES

As inscrições das equipas são feitas através de formulário próprio disponível nos Centros de Trabalho do PCP e no sítio do PCP www.setubal.pcp.pt e deverá ser entregue com a relação nominal dos atletas até à data a afixar por cada organização concelhia no respectivo Centro de Trabalho do PCP ou através do correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., após o que não mais serão aceites inscrições ou substituições de equipas ou atletas.

Cada atleta inscrito deverá entregar a quantia de 4 euros como taxa de participação no momento da inscrição, sem a qual não ficará habilitado a participar no Torneio.

Cada equipa pode inscrever um mínimo de 6 (seis) e um máximo de 12 (doze) atletas. Cada equipa tem ainda de indicar entre os atletas um elemento que possa vir a desempenhar a função de árbitro caso se revele necessário. A equipa pode ainda inscrever 1 (um/a) técnico/a, 1 (um/a) delegado/a e 1 (um/a) massagista ou médico/a.


Durante as duas fases de competição, nenhum/a atleta inscrito/a por uma equipa poderá competir por outra equipa, nem ser transferido/a.

Se ocorrer duplicidade de inscrição de um/a mesmo/a atleta, este/a poderá ser eliminado/a da competição caso não haja acordo entre as equipas envolvidas. No caso de inscrições irregulares, a partir da constatação, a equipa faltosa será formal e imediatamente eliminada da competição.

Para participarem nas partidas, todos/as os/as atletas e demais elementos do banco de reservas deverão apresentar documento comprovativo da sua identidade, de acordo com o formulário de inscrição previamente entregue.

Em todos os jogos estará disponível uma ficha de jogo para cada uma das equipas, que deverá ser preenchida em duplicado e entregue ao árbitro no início do jogo. Após o preenchimento da mesma, será distribuído um exemplar a cada equipa.

As equipas participantes receberão cópia deste regulamento e serão declaradas conhecedoras do mesmo, submetendo-se assim, sem reserva alguma, a todas as consequências que dele possam emanar.

A organização reserva-se ao direito de recusar a inscrição de qualquer atleta ou equipa responsáveis por atitudes e ocorrências danosas, lesivas ou prejudiciais aos objectivos e interesses do Torneio.


CAPÍTULO IV - DISPOSIÇÕES GERAIS

As partidas serão regidas pelas regras do Futsal determinadas pela FPF (Federação Portuguesa de Futebol), excepto no que se refere o presente regulamento.

Participarão no Torneio todas as equipas regularmente inscritas.

A organização do Torneio não se responsabiliza pela condição física dos/as altletas, sendo esta da responsabilidade dos mesmos e de cada equipa.

As despesas com o transporte das equipas para os jogos são asseguradas pelas mesmas.

A organização assegura o desenrolar das partidas em condições de segurança para os intervenientes, contando com a contribuição das equipas envolvidas.

Será eliminada do Torneio a equipa que por qualquer pretexto se recuse a disputar ou continuar a disputa de uma partida.

A organização reserva-se ao direito de modificar a data, o horário ou o local do jogo já marcado, sempre para atender aos interesses do Torneio, desde que as equipas envolvidas sejam previamente avisadas 48 horas antes das partidas.

Na primeira fase, serão entregues prémios pelo menos aos três primeiros classificados nesta fase de apuramento. Estão garantidos prémios para todas as equipas e atletas presentes na Fase Final.


CAPITULO V - JOGOS

O tempo de duração de cada partida é de 50 (cinquenta) minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 20 (vinte) minutos cada, em tempo corrido sem interrupções, com 10 minutos de descanso entre ambos. Não há descontos de tempo.

Os horários dos jogos deverão ser rigorosamente cumpridos, devendo as equipas estarem em campo 5 (cinco) minutos antes do início da partida. A falta de comparência é marcada caso a equipa não esteja presente até 10 (dez) minutos após a hora de início do jogo. Neste caso a equipa ausente sofre uma derrota por 5-0. Caberá sempre e apenas ao árbitro decretar a falta de comparência de uma equipa.

Nenhuma equipa poderá iniciar uma partida com menos de 5 (cinco) atletas e nem prossegui-la se ficar reduzida a menos de 3 (três) atletas.

As substituições são ilimitadas, volantes e realizadas por decisão da equipa.

Ganha a equipa que somar o maior número de golos no final do tempo regulamentar.

Todos os integrantes do banco de reservas deverão permanecer sentados, excepção feita ao técnico nos momentos de orientação aos atletas. Não será permitido fumar quando no banco.


CAPITULO VI - EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO

A organização assegura o fornecimento de bolas de jogo para cada partida.

O equipamento das equipas é da responsabilidade das mesmas. Os/as atletas de cada equipa deverão estar obrigatoriamente equipados/as para a prática do Futsal conforme listado abaixo, sob pena de não poderem participar na partida:


a) Ténis desportivos

b) Camisola

c) Calção

d) Meias


Os/as atletas de cada equipa devem equipar de igual. As equipas devem utilizar diferente equipamento na disputa de partidas entre si. É admitido o uso de coletes.

O/a guarda-redes usará equipamento de cor diferente dos/as outros/as atletas, sendo permitido a este/a, exclusivamente, como protecção, o uso de calças almofadadas, joelheiras e cotoveleiras.

O/a atleta que não se apresentar devidamente equipado/a, isto é, conforme os dispositivos desta regra, será retirado/a de campo temporariamente. Somente poderá retornar à disputa da partida uma vez verificada pelo árbitro as condições normais do equipamento.


CAPÍTULO VII - SISTEMA DE DISPUTA

PRIMEIRA FASE

O modelo competitivo desta Primeira Fase é definido por cada Organização Concelhia do PCP de acordo com o presente regulamento.

As equipas participantes serão informadas do modelo competitivo, das partidas a realizar, seu local e hora pela respectiva Organização Concelhia do PCP responsável pela competição concelhia.

Classificar-se-ão para a Fase Final as equipas que se tenham classificado em primeiro lugar de cada competição concelhia ou de sector de empresa.

 

FASE FINAL

Participam nesta fase as equipas vencedoras da Primeira Fase de cada competição concelhia (Masculinos e Femininos).

A Comissão Organizadora reserva-se no direito de convidar outras equipas a participarem na Fase Final.

A Fase Final será realizada no dia 3 de Junho de 2012. Esta fase decorre em recinto coberto (Pavilhão).

Nesta fase é aplicado o sistema de eliminatórias em competições paralelas (Masculinos e Femininos). O modelo competitivo será definido pela Comissão Organizadora dependendo do número de equipas a disputar a Fase Final. As equipas serão informadas do modelo até 48 horas antes do início da competição.

Os jogos da Fase Final serão determinados por sorteio a realizar no próprio dia e local da competição.

Na fase de eliminação os jogos não poderão terminar empatados. Em caso de empate haverá lugar à marcação de grandes penalidades através de cobranças alternadas, a serem executadas por atletas diferentes que estiverem relacionados na ficha de jogo (excepto os que tenham sido expulsos ou excluídos da partida). Na disputa por marcação de grandes penalidades, cada equipa terá direito a 3 (três) cobranças. Permanecendo empatado, cada equipa terá direito a mais 2 (duas) cobranças. Permanecendo empatado, cada equipa terá direito a 1 (uma) cobrança, até que uma das equipas seja a vencedora.


CAPÍTULO VIII - ARBITRAGEM E MEDIDAS DISCIPLINARES

A arbitragem dos jogos é da responsabilidade da organização do Torneio. Pode vir a ser necessária a utilização do elemento indicado por cada equipa no momento da inscrição para esta função.

Existem por jogo 1 (um/a) árbitro(a), responsável pelo correcto desenvolvimento do jogo aplicando as regras definidas. Sobre as decisões do/a árbitro/a não há apelo nem recurso.

O/a atleta ou dirigente que somar 2 (dois) cartões amarelos ou 1 (um) cartão vermelho no decorrer do Torneio, estará suspenso por 1 (uma) partida, a cumprir na partida subsequente.

Para a Fase Final os cartões recebidos na Primeira Fase serão anulados. O controle dos cartões (amarelos e vermelhos) será também de responsabilidade das equipas.

A equipa que interromper uma partida ou causar o término da mesma por conflitos graves ou agressões dos/as seus/suas atletas, dirigentes ou apoiantes perderá os pontos da partida e será automaticamente eliminada do Torneio.


CAPÍTULO IX - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente regulamento entrará em vigor nesta data.

Os casos omissos serão resolvidos pela organização do Torneio.

Qualquer informação adicional ou modificação será transmitida pela organização às equipas participantes. Quaisquer dúvidas durante a realização do Torneio deverão ser encaminhadas para as Organizações Concelhias do PCP e em última instância para a Comissão Organizadora.