A visita iniciou-se junto à Associação Naval Sarilhense onde o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Moita fez referência ao trabalho que a Câmara Municipal está a fazer em conjunto com as Associações Navais do Concelho no que toca à lei da água que visa levar a concurso público o usufruto dos edifícios das Associações Navais. A Câmara e as Associações Navais têm-se batido pela alteração da lei uma vez que as suas sedes podem vir a passar para as mãos de privados. Vários dirigentes do PCP relembraram todo o trabalho que este partido está a fazer no que respeita à defesa das embarcações tradicionais, trabalho esse que também foi desenvolvido em parceira com as Associações do nosso concelho.

Seguiu-se novo ponto de paragem, na Rua do Castanheiro, onde verificámos que ocorreu um abate de árvores. O abate foi feito pela Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos sem autorização da Câmara Municipal da Moita. Consideramos que este acto constitui um crime ambiental grosseiro pelo que nos merece repúdio. Este assunto será apresentado pela CDU na Assembleia de Freguesia de Sarilhos Pequenos.

Posteriormente a comitiva deslocou-se à Zona Ribeirinha do Brechão e aí discutimos os usos a que o espaço está sujeito. Tendo sido relatado que algumas pessoas usam o espaço de forma errada e que impendem assim outros de o usar. A CDU apresentará propostas na Assembleia de Freguesia de Sarilhos Pequenos para uma melhor utilização do espaço.

O Parque Infantil, em virtude de ser um espaço aberto fora do horário de funcionamento, tem sido vandalizado para prejuízo das crianças. Cabe à Junta de Freguesia zelar pela sua utilização e manutenção de acordo com o Protocolo de descentralização da Câmara Municipal para a Junta de Freguesia de Sarilhos Pequenos.

Deslocámo-nos também às duas urbanizações novas, à Corte-Real e à Santa Teresinha. Pelo caminho passámos pela sede do 1º de Maio Sarilhos e verificamos que o novo pavilhão e o novo restaurante não estão a ser utilizados, pelo que levantaremos o assunto na Assembleia de Freguesia de Sarilhos Pequenos de modo a que a autarquia faça propostas junto da Direcção do 1º de Maio com vista à rentabilização deste importante equipamento.

A iniciativa terminou com um debate na sede do Partido Comunista Português onde para além dos assuntos já referidos, foi debatida a chamada Reforma Administrativa agora proposta pelo governo PSD/CDS que visa liquidar o Poder Local Democrático. Do debate saiu uma posição de força pela defesa e pela manutenção da Freguesia de Sarilhos Pequenos, uma das freguesias apontadas para ser extinta, o que na nossa opinião é inaceitável. Pela nossa parte não o permitiremos, pelo que deixamos o apelo a toda a população para se levante contra esta injustiça e afronta.