A nível do Distrito de Setúbal, a manutenção dos quatro Deputados confirma o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na Assembleia da República pelos eleitos do PCP e do PEV, pelo que a renovação da confiança nestes homens e mulheres para, nas novas e difíceis condições nas lutas que se avizinham, continuarem a pautar a sua acção intransigente em defesa dos direitos e aspirações dos trabalhadores, do povo, do Distrito e do país, torna o exercício do seu mandato ainda mais exigente.

No novo quadro político saído das eleições, com a maioria do PSD e o CDS-PP na Assembleia da República, esperam-se tempos difíceis para os trabalhadores, para o povo e para o país. A anunciada intenção dos partidos da política de direita de sobrecarregar ainda mais o povo trabalhador com mais sacrifícios ao mesmo tempo que isenta o capital financeiro, irá suscitar lutas políticas e sociais para derrotar tais projectos anti-sociais e anti-populares.

O PSD e CDS-PP, pela forma como esconderam do eleitorado os reais propósitos da política acordada com a troika de ingerência externa, não têm legitimidade para aplicar medidas draconianas sobre a população já que as esconderam do debate eleitoral, beneficiando disso eleitoralmente.

Para a CDU, além dos previsíveis tempos difíceis, o resultado eleitoral dá alento e razões de confiança na capacidade de luta da classe operária, dos trabalhadores e da população para enfrentar e derrotar os projectos e medidas antipatrióticas que nos querem impor.

A vitória da CDU no Concelho da Moita, com a passagem de segunda força para primeira força política, com mais 401 votos que o PS, revela que a população do concelho valoriza cada vez mais a acção política do PCP e do PEV em defesa dos trabalhadores e das populações. Mas revela também que o eleitorado quis penalizar o PS por muitas das suas posições e acções políticas erradas tanto a nível nacional como local.

O resultado obtido pela CDU com milhares de eleitores que lhe expressaram a sua confiança é de valorizar porquanto foram conseguidos num quadro de desvalorização e silenciamento da nossa mensagem, de ilegítimas pressões e mentiras. Para fazer frente a esta situação, a CDU centrou a campanha eleitoral no esclarecimento na grave situação do país, tendo mobilizado vontades e energias que contribuiu para uma maior consciência para da necessidade de uma política alternativa patriótica e de esquerda que irá para além do acto eleitoral de ontem, para novas lutas e resistências dos trabalhadores e das populações.

A Comissão Coordenadora da CDU saúda os activistas e militantes do PCP, do PEV, da juventude CDU, que pela sua dedicação e empenhamento permitiram o esclarecimento e o reforço da CDU.