Vereadores CDU da Câmara do Barreiro reúnem com Associação de Comercio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita

Os Vereadores da CDU na Câmara Municipal do Barreiro têm vindo a conversar com entidades do concelho no sentido de auscultar preocupações e perceber como tem sido a adaptação e a realidade face à COVID-19, bem como dar a conhecer algumas das medidas que foram propostas pela vereação CDU e aprovadas pela Câmara Municipal, de apoio a vários setores.

Recentemente, numa conversa que contou com a presença de Rui Lopo e Pedro Estrela, manteve-se contacto com António Martins, empresário e dirigente da Associação de Comercio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita (ACIS BM) no sentido de perceber as dificuldades que as pequenas e médias empresas do concelho estão a enfrentar e os cenários que se lhes colocam.

A situação é de grande apreensão uma vez que António Martins considera que uma parte significativa das empresas com este perfil ainda não tinha resolvido todos problemas criados pela crise financeira de 2008/2009 e que, em Portugal, com o processo de resgate financeiro com a presença da Troika, se arrastou até 2016.

De acordo com o dirigente da ACIS BM, só agora é que muitas empresas iriam ficar sem o peso dos encargos de dividas contraídas à banca para suportar os impactos da crise anterior e outras, só agora viam o retorno do esforço imenso feito durante aqueles tempos, com o crescimento do consumo interno a compensar as perdas de margem que se foram verificando.

António Martins sublinhou ainda que a sobrevivência das empresas e dos postos de trabalho, será um esforço de todos, do governo, dos empresários e das câmaras municipais.

A CDU e os seus eleitos nos vários órgãos autárquicos, não só tem acompanhado a situação, como tem construído e vai continuar a construir propostas para apoiar os sectores mais fragilizados da nossa economia local entre as quais se encontram as micro e pequenas empresas, que dão emprego a imensos barreirenses e são de facto motor da economia do concelho.

29 de Abril de 2020
Os Vereadores da CDU no Barreiro