Do abandono da piscina da Academia ao encerramento das piscinas do Feijó

Ao longo de sucessivos mandatos, a gestão CDU construiu uma Rede Municipal de Infraestruturas desportivas de grande dimensão, orientada para a prática de várias modalidades, o que contribuiu para o crescimento do número de praticantes e para o aumento do número de cidadãos fisicamente ativos.

A partir de 1996, ano da inauguração das piscinas do Complexo do Feijó, a Câmara Municipal construiu mais três complexos de piscinas – na Caparica, na Sobreda, na Charneca de Caparica –, o que possibilitou um enorme crescimento do número de praticantes da modalidade de natação.

No último mandato da CDU, visando alargar a oferta da prática desportiva aquática, a Câmara Municipal avançou com a aquisição da piscina da Academia Almadense, na altura encerrada, tendo lançado e adjudicado a obra da sua recuperação com vista a colocá-la de novo em funcionamento ao serviço da população da zona histórica de Almada.

O executivo PS entendeu que a obra da piscina da Academia não devia ser feita. Quebrou o contrato com a empresa construtora que se preparava para iniciar a obra, tendo mesmo que indemnizar o empreiteiro. Ficou assim a cidade sem mais um importante equipamento desportivo.

Sujeitas a uma intensa utilização, as piscinas municipais, foram objeto de intervenções de manutenção permanentes, tendo os executivos CDU inscrito as necessárias verbas nos sucessivos orçamentos municipais. No último mandato, essas verbas atingiram valores de 400.000 euros/ano.

Era necessário que o esforço financeiro que o Município estava a fazer, tivesse continuidade neste mandato. Tal não aconteceu. O atual executivo PS deixou de dotar o orçamento com as verbas necessárias à manutenção das infraestruturas desportivas e, assim, as manutenções necessárias deixaram de ser efetuadas. O resultado, é o descalabro no funcionamento de vários equipamentos e o encerramento, para obras, das piscinas do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó.

O estado a que chegaram as Piscinas do Complexo não é aceitável. O seu encerramento poderia ter sido evitado, se o atual executivo, na altura própria, tivesse tomado as medidas de manutenção que os serviços municipais informaram ser necessárias.

Não podemos aceitar, em nome da verdade dos factos, a justificação divulgada sobre as razões do encerramento das piscinas do Feijó.

A CDU, que realizou uma obra de infraestruturação desportiva conhecida e reconhecida pelo País, afirma que vai continuar, em defesa dos cidadãos almadenses e dos clubes desportivos de Almada, a tudo fazer para que o caminho do crescimento e desenvolvimento da prática da atividade física e desportiva não seja interrompido.