Grandes Opções do Plano e Orçamento 2020 no Samouco

A Assembleia de Freguesia do Samouco aprovou, no passado dia 23 de dezembro, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2020.

Na continuidade do trabalho executado pelos eleitos da CDU, na Junta de Freguesia do Samouco, este orçamento reflete com rigor as medidas apresentadas no programa eleitoral sufragado pela população em outubro de 2017, realizando intervenções com o objetivo de promover melhor qualidade de vida para todos aqueles que vivem ou visitam a Vila do Samouco.

O PCP repudia que, em comunicado ofcial da Concelhia do PS, tenha sido afrmado que este seria um orçamento” com medidas avulsas e sem qualquer estratégia ou pensamento estruturado para a freguesia”. O PS, tal como o PSD, teve oportunidade de apresentar propostas que considerasse importantes para a Vila do Samouco, dentro do direito que assiste à oposição, e que foi rigorosamente cumprido com marcação de reunião para o efeito pelo Sr. Presidente da Junta. Em vez de o fazer, o PS apresentou duas propostas avulsas, essas sim sem estratégia ou pensamento. O PSD nem compareceu na reunião.

PS e PSD limitaram-se a votar contra sem apresentar alternativas. Mais tarde o PS fez um comunicado, pelas redes sociais, em que baralha as competências da Câmara com as da Junta, efetuando comparações entre órgãos autónomos e cujas competências estão defnidas. Naturalmente que a Câmara Municipal tem obrigações com a Vila do Samouco que são da sua inteira e exclusiva responsabilidade. Lamentamos que o PS use o comunicado para confundir e baralhar a população.

Os eleitos da CDU têm uma visão estratégica para a Vila do Samouco, têm a experiência e sobretudo a humildade de saber ouvir a população e conhecer quais as suas necessidades. Deste contacto próximo e direto são tomadas opções e é feito um trabalho em prole das verdadeiras necessidades da população. As estratégias e opções são tomadas sempre que são competências da Junta; são feitas reivindicações e exigências quando a competência é da Câmara ou de qualquer outra entidade.

Neste sentido, a Comissão de Freguesia do Samouco do PCP reforça a sua confiança no executivo da CDU e destaca alguns projetos para o ano de 2020 que, a par do regular funcionamento da Junta e dos projetos que se mantêm, contribuem para o objetivo de fazer desta Vila um local cada vez mais privilegiado para viver e visitar. Está previsto e aprovado pela Assembleia de Freguesia do Samouco no Orçamento e Plano de Atividades para 2020 entre muitas outras e iniciativas, as seguintes:

- Colocação de uma cobertura/alpendre na Extensão do Centro de Saúde Samouco, para abrigar os utentes durante o período de espera para marcação de consultas;

- Continuação de realização de rastreios à população, em diversas áreas como a glicemia, colesterol, pressão arterial, pulso periférico e a promoção de colheitas de sangue;

- Substituição de alguns equipamentos de ginástica ao ar livre, localizados na Praia Fluvial e na Alameda da Praia;

- Remodelação da Praça José Coelho, conservação do coreto, manutenção e a reparação de bancos de jardim;

- Gatos de rua: Desenvolvimento do projeto Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) enquanto método efcaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fns de identificação, desparasitação e, por fm, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

- Manutenção das atividades culturais, desportivas e festivas dentro das nossas tradições, celebrando os dias importantes para a nossa terra inovando todos os anos e mantendo o apoio a todas as coletividades da freguesia, à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Alcochete e à CERCIMA.

O Cemitério do Samouco

A Comissão de Freguesia do PCP no Samouco tem acompanhado a grande preocupação, os esforços e as difculdades que o executivo da Junta de Freguesia do Samouco tem enfrentado para resolver o problema da falta de coveiro no cemitério. Sempre houve entendimento entre a Junta e a Câmara para a resolução destas difculdades (com executivos CDU, mas também PS). É com espanto que lemos, no já referido comunicado, que embora supostamente preocupados limitam-se a atirar responsabilidade para a Junta de Freguesia do Samouco, sacudindo a água do capote. Na realidade, este é um problema que requer bastante sensibilidade e sobre o qual não se deve fazer politiquices pois está em causa a dignidade de quem vive no Samouco.

Acreditamos que acima das questões partidárias estão as populações e quem é eleito tem o dever de defender a sua população.

A Comissão de Freguesia do Samouco do Partido Comunista Português deseja a todos um bom ano.