Candidatos CDU em contactos com o setor agrícola da Região

Laura Tarrafa e João Dias, candidatos da CDU ao Parlamento Europeu, estiveram segunda-feira, 25 de março, em contactos com o sector produtivo agrícola da Região.

Existiu um encontro com a Direcção da Associação Portuguesa de produtores de flores e plantas naturais, na sede da empresa Florineve no Montijo (um dos maiores produtores de flores e plantas naturais do país) e um encontro com a Direcção da Adega de Palmela, para abordar a situação da produção vitivinícola no concelho e na região de Setúbal.

A empresa Florineve, conta com cerca de 200 hectares de produção no Montijo, empregando cerca de 120 trabalhadores. Entre os problemas apresentados pela Direcção da empresa, destacam-se: o agravamento dos factores de produção, relacionado com o aquecimento das estufas, feito com gás natural, pago ao preço normal do consumidor, sem qualquer redução de custo para a empresa; a falta de resposta nas questões de financiamento, principalmente ao nível comunitário, que até contam com projectos aprovados mas não tendo dotação para a aplicação, de nada servem e tudo fica na mesma. Foi realçada a importância da Produção de flores para o concelho do Montijo e para a região de Setúbal.

Por outro lado a Adega de Palmela conta com 44 trabalhadores e com 245 produtores associados. Além da produção destinada ao consumo nacional, exporta para vários países, entre eles a China, Suécia, França e Brasil. Entre os problemas apresentados pela Direcção, destaca-se a inexistência de investimento através de fundos comunitários, com projectos aprovados mas sem dotação financeira para a sua concretização, existindo até a necessidade da própria Adega avançar para a realização de um projecto no valor de 2 milhões de Euros, que sendo necessário terá de ser pago por intervenção própria.