A privatização de largos sectores da saúde, o encerramento de unidades hospitalares e centros de saúde, o aumento das taxas moderadoras, o aumento dos medicamentos, a insuficiência de médicos afectos aos vários equipamentos e valências do Serviço Nacional de saúde, etc., são o reflexo dessas políticas antipopulares.

Na Freguesia de Quinta do Anjo, as Extensões de Saúde locais expressam a falta de sensibilidade social do actual Governo. O caso mais grave é o da Extensão do Centro de Saúde de Quinta do Anjo que serve a população desta localidade e de Cabanas. Apesar da Câmara Municipal ter disponibilizado um terreno para a construção de um novo Centro, o Governo não aprovou as verbas necessárias para a sua construção.

Existe uma declaração, informal, do actual Coordenador Regional dos Centros de Saúde no sentido do arrendamento de um espaço nos Portais da Arrábida. Contudo, de concreto, nada tem avançado até à data.

A CDU considera que o cenário de arrendamento num outro local não é a melhor solução. Nunca será uma obra definitiva e seria bem mais racional a construção de novo equipamento do que o pagamento de uma renda mensal que nunca se traduzirá num investimento público.

Por outro lado, sendo a questão da mudança para um novo espaço um imperativo da máxima urgência pelas péssimas condições existentes na actual Extensão é, também, indispensável o aumento do número de médicos de família já que, actualmente, cerca de 3.000 residentes não têm médico de família. Também as indignas condições em que funciona a Extensão do Centro de saúde dos Olhos de Água merecem o nosso mais vivo repúdio.

Assim se justifica o APELO que a CDU dirige à população da Freguesia para que reforce o movimento de contestação à actual situação e que, se necessário, se prepare para outras formas de luta que obriguem o Governo a alterar as actuais condições das referidas Extensões do Centro de Saúde.

CONTEM CONNOSCO!