Esta realidade permitiu na última década melhorar significativamente o rendimento destes pequenos agricultores, melhorando as suas condições de vida e a sua capacidade para continuar a produção de arroz nesta região. Podemos, portanto, fazer uma avaliação muito positiva.

O anúncio por parte do Governo de que iria retirar a linha do secador de Alcácer do Sal à Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal entregando-a a grandes proprietários, traduzir-se-ia, a confirmar-se, em acrescidas dificuldades para os pequenos agricultores. A sua concretização implicaria a diminuição da capacidade da associação para apoiar os pequenos agricultores, obrigando-os a recorrer aos secadores de grandes proprietários, tornando-os reféns das suas condições. E a campanha do próximo ano poderá ficar comprometida, tendo inclusive já sido efetuado os investimentos.

O PCP propôs a audição do Secretário de Estado da Agricultura na Assembleia da República, para prestar os esclarecimentos sobre esta matéria, nomeadamente, sobre a estratégia do Governo para os secadores de Alcácer do Sal e de Águas de Moura, o calendário de implementação e os seus impactos na produção do arroz nesta região e nos pequenos agricultores.