Aquando da aprovação do plano o governo assumiu a sua revisão passados três anos.

Entretanto passaram já sete anos e não foi iniciado qualquer processo de revisão. A revisão pode e deve ser um momento importante de reflexão de modo a encontrar as soluções mais adequadas que garantam a proteção da natureza e a existência das atividades humanas tradicionais do parque.

Em resposta recente à Assembleia da República, o governo elaborou extensa resposta mas não assume iniciar processo de revisão do plano.

A Assembleia da República aprovou uma resolução proposta pelo PCP, com os votos favoráveis do PSD e CDS-PP (partidos que suportam o Governo), publicada a 22 de Dezembro de 2011 - Resolução da Assembleia da República nº154/2011.

Esta resolução recomenda ao Governo a revisão do POPNA através da promoção de um amplo debate público, que considere os contributos das populações e entidades locais na futura proposta, a elaboração de estudo que avalie os impactos económicos, sociais e ambientais das medidas restritivas implementadas nas condições de vida das populações locais e que preveja uma estratégia de desenvolvimento que permita o abandono progressivo da extração de inertes, assim como a recuperação destas áreas.

Os deputados do PCP, João Ramos, Bruno Dias, Francisco Lopes e Paula Santos questionaram o Governo para saber se este tem intenção de efetuar uma revisão do POPNA, em cumprimento do quadro legal em vigor e honrando os compromissos assumidos com as populações e entidades locais, quando será iniciado esse processo e qual a calendarização prevista e metodologia a adotar.