Registou-se uma grande adesão dos trabalhadores às ações de luta marcadas. No entanto, a administração da Portucel violou de forma clara e grosseira a da Lei da Greve, ao substituir o operador da caldeira em greve, por um engenheiro sem as habilitações necessárias para conduzir aquela instalação, já que não possui carta de fogueiro.

Para conseguir que esta violação fosse materializada recorreu à contratação de serviços ao Grupo 8, que estabeleceu um cordão com vários seguranças e dois cães em torno das instalações onde esta violação se estava a verificar, com o propósito de impedir o piquete de greve de cumprir aquilo que a lei estabelece, o que constitui, para além de uma clara da violação à Lei da Greve, uma clara e muito grave violação dos termos e limites que o licenciamento destas empresas de segurança impõe à sua atividade.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE Sul) denunciou a grave violação da Lei da Greve pela Portucel, no próprio dia 3 de Abril.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber que medidas foram tomadas pelo Governo face ao incumprimento da Lei da Greve pela Portucel e que medidas vai o Governo tomar face à flagrante violação aos termos legais aplicáveis à actividade desta empresa de segurança.