A carência de médicos destas especialidades pode vir a ser agravada com a saída de médicos por motivo de reforma. Neste momento prevê-se a saída de duas médicas por aposentação.

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português já por diversas questionou o Governo sobre a falta de médicos na especialidade de ginecologia e obstetrícia, nomeadamente em Maio e em Julho de 2010, no entanto ainda não obtivemos a resposta, nem informação sobre quais as medidas tomadas ou que pretende tomar para solucionar o problema.

Há muito que se conhece a falta de médicos destas especialidades no Hospital Garcia de Orta. Não é aceitável, que face à situação de ruptura em que este serviço se encontra no Hospital Garcia de Orta, o Governo não crie as condições para a prestação dos cuidados de saúde com qualidade e que correspondam às necessidades das utentes.

Os deputados do PCP, Paula Dias e Bruno Dias, aguardam a resposta às perguntas efectuadas sobre esta matéria. Além disso, questionaram o Governo sobre as medidas que este vai tomar para dotar o Hospital Garcia de Orta dos médicos necessários na especialidade de ginecologia e obstetrícia.