A Escola Básica de 2º e 3º ciclos de Azeitão e a Escola Secundária D. Manuel Martins no Concelho de Setúbal não têm pavilhão desportivo escolar, o que cria limitações à leccionação da disciplina de Educação Física e à promoção de desporto escolar nestas escolas. O PCP apresentou a proposta de construção dos pavilhões desportivos nestas duas escolas em sede de PIDDAC.

A actividade física e desportiva é uma componente importante para o desenvolvimento integral dos indivíduos e contribui para o estímulo da capacidade e aprendizagem dos jovens. O Ministério da Educação deve investir nos espaços desportivos adequados nas escolas que permitam melhorar a potenciar a prática da educação física.

A solução proposta pelo Governo de construção de polidesportivo coberto em substituição do pavilhão desportivo, não é a solução mais adequada para as aulas de educação física e para o desporto escolar. Os motivos subjacentes a esta proposta são exclusivamente economicistas. O documento "Programas para a Concepção e Projecto de Instalações Escolares para a Educação Física e Desporto", da responsabilidade do Ministério da Educação, demonstra quais os reais objectivos com estas nova solução. Na nota prévia refere que a " a revisão surge, para além de ter em consideração a actualização dos currículos, da necessidade de reduzir os custos associados à construção deste tipo particular de instalação escolar", clarificando à partida que a questão central é de natureza económica.

O documento indica também que as instalações desportivas das escolas devem adequar-se ao clima da região onde se inserem, contudo "seja qual for a região climática e a capacidade da escola, deve existir sempre, no mínimo um espaço de ensino interior (ginásio)" e que "a adequação da construção das instalações em função da zona climática"..."visa a economia de custos aliada à capacidade de oferecer as condições necessárias para o cumprimento dos programas pedagógicos".

 

A solução de espaços desportivos apontada por este documento para a região onde se inserem estas escolas, passa pela existência de um ginásio interior e um polidesportivo coberto, e refere mesmo que " a construção de um pavilhão desportivo em escolas desta capacidade não é rentável do ponto de vista exclusivamente escolar".

  1.  

    Os deputados do PCP eleitos pelo círculo de Setúbal questionaram o Governo, antes do início das férias parlamentares, sobre para quando está prevista a construção dos pavilhões desportivos na EB 2,3 de Azeitão e na Escola Secundária D. Manuel Martins.