Segundo os professores com quem contactaram, o Governo terá assumido já por várias vezes a intervenção. Essa intenção declarada do Governo levou mesmo a autarquia de Sesimbra a adquirir os terrenos adjacentes ao edifício da escola para possibilitar o seu alargamento e a sua reabilitação. No entanto, até hoje, o Governo não só não concretizou esse compromisso como se mantém alheado e sem manifestação de intenções ou qualquer tipo de planificação da intervenção.

Algumas aulas funcionam no refeitório, aulas de educação física são leccionadas no pavilhão gimnodesportivo da autarquia, a uma distância muito significativa, o pavilhão gimnodesportivo não apresenta as condições necessárias para a prática desportiva de acordo com as exigências actuais. A exiguidade de espaços, das salas e a própria insuficiência do número de salas adensa e complica a distribuição dos horários escolares, da prestação do serviço docente e, obviamente, da qualidade do ensino ali ministrado.

Os deputados do PCP Miguel Tiago e Paula Santos quiseram saber que medidas tomará o Governo para garantir a criação das condições necessárias à qualidade do ensino na referida escola e para quando prevê o Governo a intervenção física de reabilitação na Escola Básica 2, 3 Navegador Rodrigues Soromenho.