Balanço da XIII Legislatura Atividade dos Deputados Comunistas eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal

Os deputados do PCP na Assembleia da República assumiram em 2015 um compromisso com os trabalhadores e a população do distrito de Setúbal. Ao fim de quatro anos prestam contas e fazem-no profundamente convictos de que cumpriram o compromisso que assumiram.

Nas eleições para a Assembleia da República de Outubro de 2015 ficou provado como foi decisivo o voto, a força, a determinação, a coerência do PCP e das forças da CDU para afastar o Governo PSD/CDS, interromper a sua obra destruidora, permitindo uma nova fase da vida política nacional em que foi possível a defesa, reposição e conquista de direitos.

Avançou-se, mas numa correlação de forças que permitiria dar resposta aos problemas do País isso não se concretizou em matérias fundamentais porque o PS e o seu governo, em convergência com o PSD e o CDS, confirmou o seu compromisso com os interesses do grande capital e a sua submissão ao Euro e às imposições da União Europeia.

Os compromissos assumidos pelos deputados eleitos pela CDU com os trabalhadores e o povo do distrito de Setúbal foram cumpridos.

Nestes anos os deputados eleitos pela CDU no círculo de Setúbal, integrados no Grupo Parlamentar do PCP e no Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” na Assembleia da República foram a voz dos problemas e aspirações dos trabalhadores e da população do distrito na Assembleia da República. Estiveram com os trabalhadores, a juventude, as populações nas suas lutas. Bateram-se pela adopção da política alternativa patriótica e de esquerda necessária ao distrito e ao País.

Mais uma vez se confirma que os deputados eleitos pela CDU cumprem os seus compromissos e esse é não só um balanço do trabalho realizado é a reafirmação da confiança de que assumem e cumprem os seus compromissos. Um elemento mais que justifica a opção pela CDU no próximo dia 6 de Outubro nas eleições em que vão ser eleitos os 18 deputados que representam os trabalhadores e a população do distrito de Setúbal, os 230 deputados que representam o povo português na Assembleia da República.

O PCP apresenta o balanço da sua intervenção nesta Legislatura, prestando contas do seu trabalho coletivo, e sempre de olhos postos no futuro e no potencial de desenvolvimento e de avanço para uma vida melhor das populações do distrito e do país.

O PCP propõe e defende uma perspetiva de desenvolvimento que permita romper com a política de direita das últimas décadas, para fazer avançar o País, dar resposta plena aos direitos e aspirações dos trabalhadores e do povo, e afirmar a soberania nacional.

Prosseguiremos a nossa intervenção, colocando como questão central e decisiva para o Distrito e o País a valorização salarial, assumida como emergência nacional, fator estratégico para valorização do trabalho, o combate à pobreza, a melhoria das condições de vida e o aumento das pensões de reforma, e um estímulo à atividade económica e à produção nacional.

Esse é o compromisso de ontem, o compromisso de hoje e o compromisso que assumem no futuro determinados em aproveitar todas as possibilidades para novos avanços, no prosseguimento da luta pela alternativa patriótica e de esquerda indispensável para responder aos problemas do distrito e do País, na afirmação do objectivo dum Portugal desenvolvido e soberano, da concretização dos valores de Abril, duma sociedade mais justa.