PCP questionou Governo sobre cuidados de saúde no Laranjeiro e Feijó

O Centro de Saúde de Santo António, segundo o relatório do Agrupamento de Centros Saúde (ACES) Almada – Seixal, “Caracterização e Propostas de Reestruturação” de 20 de Julho de 2015, dá resposta a 46796 utentes, dos quais 31164 utentes estão inscritos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Santo António do Laranjeiro e 15632 utentes estão inscritos na Unidade de Saúde Familiar do Feijó.

Dos utentes inscritos na UCSP do Laranjeiro, mais de 20 mil não têm médico de família, o que corresponde a mais de 66% dos inscritos nesta unidade. Esta é uma realidade que dificulta o acesso a cuidados de saúde de qualidade.

A carência de profissionais de saúde na UCSP é uma evidência, mas é também um elemento que constitui um obstáculo na prestação de cuidados de saúde à população que abrange.

Em termos de instalações, a população e as autarquias defendem a construção do Centro de Saúde do Feijó, tendo o Município já cedido um terreno para o efeito.

Os deputados do PCP, Paula Santos, Francisco Lopes e Bruno Dias, quiseram saber que medidas pretende o Governo tomar para atribuir médico de família a todos os utentes da UCSP de Santo António do Laranjeiro, se há previsão de para quando este problema estará resolvido e que pretende o Governo fazer para reforçar os profissionais de saúde na UCSP de Santo António, em particular dos enfermeiros e assistentes operacionais.

Os deputados comunistas também questionaram o Governo relativamente à necessidade de construção do Centro de Saúde do Feijó e quais as medidas para esse fim.

O Gabinete de Imprensa da DORS do PCP