Nos anos sessenta do século passado os moradores do Barreiro Velho foram aos poucos deixando as suas casa e foram morar para zonas novas da vila, o Alto do Seixalinho e o Lavradio, em casas mais cómodas e servidas de melhores infraestruturas.

O tempo foi avançando e hoje, com novas urbanizações, assistimos à saída de alguma população não só do Barreiro Velho, mas expandindo-se no sentido Sul, a caminho do Parque Catarina Eufémia. Era necessário fazer algo que torna-se o Centro do Barreiro mais atractivo, mais movimentado e apelativo para toda a população.

Os eleitos do PCP na Câmara Municipal do Barreiro apresentaram uma solução que poderá inverter a tendência de abandono do Centro do Barreiro.

Com o estudo e concretização do novo mercado 1.º de Maio, bem como da praça envolvente o Centro do Barreiro volta a ter vida.

Esta obra implica a construção de um novo mercado, bem como o arranjo de toda a praça envolvente ao mercado, assim como um novo espaço para estacionamento subterrâneo, com capacidade para cerca de duzentos e cinquenta carros. Fica ainda contemplado um estudo de mobilidade para o centro do Barreiro.

Estas construções e estudos tornam possível ver o Centro do Barreiro revitalizar-se e crescer de novo. O novo mercado será um ponto de viragem para conseguir fixar e trazer pessoas ao centro do Barreiro, fazendo deste espaço, não um simples espaço comercial, mas sim um espaço multifacetado com especial enfoque para as vertentes comerciais, lúdicas e culturais.

O CENTRO DO BARREIRO ESTÁ A MUDAR!