I. Sobre as Eleições Autárquicas

A CDU obteve uma vitória eleitoral de grande significado no plano nacional, com mais votos, e mais mandatos, com destaque para a conquista de dez novos municípios.

Na região esta grande vitória traduziu-se numa maior expressão eleitoral e no aumento do número de mandatos obtidos em órgãos municipais, atingindo assim os principais objetivos com que a CDU se apresentou nesta importante batalha.

É preciso ter em consideração os índices de abstenção, fruto de um contexto em que as políticas de direita, de injustiça e empobrecimento do povo, apelam à resignação e ao conformismo, constituindo o voto na CDU, um voto na confiança e na esperança de que uma vida melhor e mais digna é possível e necessária. É preciso aprofundar o contacto e o esclarecimento junto dos trabalhadores e da população do nosso Concelho no sentido de mobilizar os trabalhadores e o povo para uma maior participação na vida política, contrariando as pretensões dos partidos da troika nacional (PS, PSD e CDS).

No Concelho do Seixal os resultados obtidos e a vitória da CDU são incontestáveis, com a eleição dos novos Presidentes de Câmara e Assembleia Municipal, tendo maioria absoluta em ambos os órgãos, assim como nas Freguesias de Amora, Corroios e União de Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires e obtendo a maioria relativa em Fernão Ferro, também com a eleição de um novo Presidente. A Comissão Concelhia do Seixal do PCP reafirma o seu empenho na continuação da luta pela reconstituição de todas as freguesias.

Os 63 eleitos da CDU no Concelho exercerão o seu mandato com trabalho, honestidade e competência, dando continuidade ao desenvolvimento e afirmação do nosso projeto.

A Comissão Concelhia do Seixal do PCP saúda a população do Concelho pela expressiva votação na CDU, reveladora de confiança no projeto autárquico da CDU para o Município do Seixal e reafirmando o compromisso de que os eleitos do PCP serão sempre uma garantia de trabalho e dedicação para a construção de uma vida melhor e para o progresso e desenvolvimento das nossas freguesias e do nosso Concelho. Felicitamos também os militantes, candidatos e ativistas do PCP, do PEV e da ID, a JCP e a Juventude CDU e os muitos independentes que, com a sua abnegação e o seu permanente trabalho em defesa das populações, contribuíram para construir esta importante vitória eleitoral.

Este resultado confirma que o projeto autárquico do PCP e a prática política da CDU são os que melhor servem os trabalhadores e as populações, os mais participados, democráticos, humanizados, tendo como premissas fundamentais o trabalho, a defesa dos serviços públicos, e a participação das populações, contribuindo para uma vida melhor, com mais qualidade e mais feliz.

Durante a campanha eleitoral apelámos a que a população, através do seu voto desse um sentido de continuidade ao projeto de desenvolvimento do concelho e da região e um forte contributo para a rejeição do Pacto de Agressão subscrito por PS, PSD e CDS/PP. Os resultados são, também por isso, um veemente protesto contra a política de direita.

A CDU reforça e alarga a sua condição de maior força autárquica na Península e no distrito de Setúbal, com a conquista de Alcácer do Sal e Grândola, reforça a sua influência política, cria melhores condições para o seu trabalho nas instituições regionais e mantém-se como a força política com mais Presidências de Câmara na Área Metropolitana de Lisboa, reforçada agora pela vitória na Câmara Municipal de Loures.

 

II. Sobre o desenvolvimento da luta e o reforço do Partido

A Comissão Concelhia do Seixal do PCP destaca o combate à política de direita e ao pacto de Agressão das troikas como prioridade da ação do Partido. Neste quadro, a Comissão Concelhia do Seixal do PCP apela às organizações e aos militantes que se empenhem:

no reforço da organização do Partido, em particular com o recrutamento e com o contacto com todos os independentes que connosco participaram na campanha da CDU;

no incentivo à intensificação da luta e da organização dos trabalhadores e das populações pelos seus direitos, com destaque para a marcha "Por Abril, contra a Exploração e o Empobrecimento" convocada pela CGTP-IN para 19 de Outubro, da Praça da Portagem, ponte 25 de Abril até Alcântara;

na participação no Congresso "Álvaro Cunhal, o projeto comunista e o mundo de hoje" a realizar em Lisboa a 26 e 27 de Outubro na Faculdade de Letras de Lisboa e a realização do Comício comemorativo do Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal, no próximo dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno, em Lisboa.

Seixal, 7 de Outubro de 2013

A Comissão Concelhia do Seixal do PCP