A nível nacional, foi a única força política que obteve mais votos, mais percentagem e mais mandatos em relação às eleições de 2009, sendo igualmente significativo o aumento de presidências de câmaras que passaram de 28 para 34. Na Área Metropolitana de Lisboa, a CDU continuou a ser a força política com mais presidências municipais, agora reforçada com a conquista da Câmara de Loures. Neste contexto, enaltecem-se da mesma forma no Distrito de Setúbal, as vitórias para as câmaras de Alcácer do Sal e de Grândola e o extraordinário reforço das posições da CDU no Montijo que ficou a décimas de vencer este concelho.

No Concelho do Barreiro avulta o facto de a CDU continuar com maioria absoluta na Câmara e obter a maioria absoluta na Assembleia Municipal, o reforço das suas posições na União de Freguesia do Alto Seixalinho, Stº André e Verderena; na União de Freguesias Barreiro e Lavradio, ambas com maioria absoluta de mandatos e a vitória na Freguesia de Santo António da Charneca onde passou de maioria relativa para maioria absoluta.

Reconhecendo-se o magnífico e generoso trabalho que os candidatos e activistas da CDU realizaram nas freguesias de Palhais e Coina que, todavia, foi insuficiente para alcançar a presidência nesta União de freguesias. Em Palhais, reafirmando os resultados desde que há eleições nesta freguesia, a CDU foi a força mais votada. Importa também realçar, que as vitórias da Coligação para a Câmara e Assembleia Municipal nas duas freguesias foram objectivos alcançados.

Tendo as eleições autárquicas decorrido num quadro de uma grande ofensiva política e ideológica contra o poder local democrático, contra os políticos e os partidos colocando-os todos no mesmo saco, que se refletiu no aumento da abstenção e dos votos nulos e brancos, a vitória da CDU, quando no plano geral foi a única força política que cresceu também em votos, afirma-se como um desmentido a essa ofensiva de direita, e afirma-se como uma alternativa e uma realidade que se expressa num percurso de trabalho, honestidade e competência em prol do povo, dos trabalhadores e das populações.

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP, tomando os resultados das eleições autárquicas como mais um estímulo, para além da razão que nos assiste no combate pelo fim das políticas de direita e das troikas, definiu como primeiras prioridades de intervenção polítIca:
Intervir activamente na mobilização para a marcha "por Abril, contra a exploração e o empobrecimento" convocada pela CGTP-IN, para 19 de Outubro, da Praça da Portagem, Ponte 25 de Abril até Alcântara;

Participar na organização e mobilização para as iniciativas comemorativas do Centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, nomeadamente: a venda especial do Avante do dia 7 de Novembro e a participação e mobilização para o grande Comício a realizar no dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno;

Reforçar o trabalho unitário com vista ao alargamento de acções convergentes com democratas e patriotas que connosco aspiram por uma rotura com as políticas de direita;

Dar expressão às óptimas condições de reforço do PCP, também de alguma forma estimuladas pela confiança e esperança produzidas pelos resultados eleitorais, contactando, envolvendo (ou mesmo recrutando), os independentes que connosco participaram na campanha autárquica da CDU.

A Comissão Concelhia do Barreiro saúda os militantes, candidatos e activistas do PCP, do PEV e da ID, a JCP e Juventude CDU e os muitos independentes que no Concelho, com a sua generosa e empenhada participação, contribuíram para confirmar a CDU como a grande força de esquerda no poder local democrático.

Saúda de igual forma a população do Barreiro pela confiança mais uma vez depositada na CDU com a qual assume o compromisso de continuar a lutar com todas as energias pela resolução dos problemas locais; de continuar a lutar pela restauração das oito freguesias; de continuar a lutar por serviços públicos de qualidade, pela democracia e pelo regime democrático.

Juntos pelo Barreiro, é assim que vamos trabalhar!

Barreiro, 4 de Outubro de 2013

A Comissão Concelhia do Barreiro do Partido Comunista Português